Cpc 01

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CPC 01 - Redução no Valor Recuperável de Ativos

O objetivo do Pronunciamento Técnico CPC 01 Redução no Valor Recuperável de Ativos é definir procedimentos visando a assegurar que os ativos nãoestejam registrados contabilmente por um valor superior àquele passível de ser recuperado no tempo por uso nas operações da entidade ou em sua eventual venda. Caso existam evidências claras de que osativos estão registrados por valor não recuperável no futuro, a entidade deverá imediatamente reconhecer a desvalorização, por meio da constituição de provisão para perdas.

A entidade deveavaliar, no mínimo por ocasião da elaboração das demonstrações contábeis anuais, se há alguma indicação de que seus ativos ou conjunto de ativos porventura perderam representatividade econômica, consideradarelevante. Se houver indicação, a entidade deve efetuar avaliação e reconhecer contabilmente a eventual desvalorização dos ativos.

O Pronunciamento define valor recuperável como o maior valorentre o preço líquido de venda do ativo e o seu valor em uso. Caso um desses valores exceda o valor contábil do ativo, não haverá desvalorização nem necessidade de estimar o outro valor.Considera-se que o valor recuperável de um ativo, individualmente, não pode ser determinado se:

a) o valor do ativo em uso, isoladamente, gera valores insignificantes de caixa, nitidamente desvinculadosdo que seria o valor de retorno do ativo no mercado; e

b) o ativo não gera entradas de caixa que possam ser em grande parte independentes daquelas provenientes de outros ativos. Nessescasos, o valor em uso, e(,) portanto, o valor recuperável, deverá ser determinado para a unidade considerada a geradora de caixa do grupo de ativos.

Reconhecimento das perdas

Se o valorrecuperável do ativo for menor que o valor contábil, a diferença existente entre esses valores deve ser ajustada pela constituição de provisão para perdas, redutora dos ativos, em contrapartida ao...
tracking img