Cota para negros nas universidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ler a proposta pedida de se fazer um texto critico sobre “cotas para negros” percebi que não sabia realmente como funciona a cota para negros e se ela é justa ou não.Li os matérias postados epesquisei na internet para poder basear a minha resposta. Na realidade existem as pessoas que apóiam e as que criticam, mas boa parte das pessoas não sabe o funcionamento dessa lei.
Sou contra o sistema decota; ao ler o material postado há dados do IBGE que mostra que a população negra estuda em media apenas 5,6 anos, logo a porcentagem de negros que chegam a tentar entrar em uma faculdade será muitomenor que a de brancos. Portanto não é pela universidade que se pode tentar começar a resolver o problema do racismo.
O que falta na realidade é uma iniciativa para se investir na educação de base naformação desde a infância para negros e pessoas de baixa renda para poderem ter estrutura ao se formarem, para poderem entrar em uma universidade..É claro que não podemos esquecer a historia deracismo na historia da humanidade e que ate hoje acontece ,mas ao dar ao negro um possibilidade maior de entrar em faculdade estaremos excluindo brancos fazendo assim um certo racismo em relação a cor.
Oíndice de analfabetismo segundo a pesquisa do IBGE é 16,2 portanto precisamos combater primeiro o analfabetismo incentivando os estudos para assim podermos começar a pensar no nível superior não seesquecendo que na raça negra há também negros de classes sociais melhores e que se aproveitariam desta chance uma vez que a lei leva em conta a cor da pessoa e não sua classe social.
Outro problema quesurge ao se ter a cota é identificar realmente a cor da pela negra uma vez que há uma grande miscigenação de varias etnias em nosso pais e não é tão fácil identificar sua real cor .
O racismo existe eos negros carregam ate hoje as conseqüências de um povo excluído o que precisamos é de pessoas como Rosa Parks e Martin Luther King que lute contra o preconceito apoiando os negros e dando base...
tracking img