Cotas para negros nas universidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SESI - CE O32
CAT – Antonio Devisate

Desigualdade Social.
Cotas para negros nas universidades.

São Paulo.
novembro/2011.

SESI - CE O32
CAT – Antonio Devisate

Desigualdade Social.
Cotas para negros nas universidades.
Trabalho apresentado à disciplina pelos dicentes Aline Aparecida da Silva, Juan Vinicius Torrisi, Karina dos Santos Guilherme, Thais Carvalho Brechuca e ThamirisBianchi Leme, (01, 15, 17, 28, 29), sob a orientação do Prof. Ms.Thiago Antunes.

São Paulo.
novembro/2011.

Desigualdade Social
1. Desigualdade social. 4
2. Cotas para negros nas universidades. 5
3. Hipóteses. 9
4. Objetivos e métodos. 10
5. Refêrencias bibliográficas 11
6. Anexo. 12

1. Desigualdade social.

A desigualdade social acontece quando a distribuição derenda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica na mão de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje, principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na famíliadevido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, entre outros.
A desigualdade social tem causado o crescimento de crianças e jovens sem preparação para a vida e muitos deles não conseguem oportunidades e acabam se tornando marginais ou desocupados, ás vezes, não porque querem, mas sim por não sobraremalternativas.
O trabalho em questão tem como objetivo, expor opinião sobre a adoção de cotas raciais nas universidades do Brasil, e não fazer inferências estatísticas sobre a distribuição na população de posições favoráveis ou desfavoráveis às cotas.

2. Cotas para negros nas universidades.

É possível examinar o assunto de cotas para negros nas universidades, com diferentes pontos de vistas. Oprimeiro significa estabelecer direitos diferentes para pessoas, segundo a cor de sua pele, em uma sociedade em que as fronteiras raciais são tão imprecisas. Basta dizer que é um retrocesso para quem aspira, a uma sociedade em que as pessoas lutam tanto para serem avaliadas conforme seu caráter e não pela cor de sua pele. O segundo é o critério da justiça social, ou seja, dar mais oportunidades a quetem menos recurso de vida.
Colocar as pessoas nas universidades, não significa que elas vão adquirir conhecimentos necessários, para completar seus cursos e se profissionalizar. Porem é reservado 50% das vagas de qualquer curso, sendo essa metade para estudantes de escolas públicas e a outra metade para famílias de renda que sejam iguais ou inferiores a 1.5 salários mínimos, excluindo, portantobrancos mesmo que tenham baixa renda, e os mesmo só conseguiriam vagas se houvesse reminiscência.
Para satisfazer os dois critérios de raça e cor, 50% das vagas deveriam ser divididas entre os alunos de baixa renda, sendo assim brancos e não brancos, causando a diminuição dos mais ricos mesmo que tenham estudado em escola pública.

Figura 1 – quadro de pretos e pardos no ensino superiorpúblico.
Com o passar dos anos pode-se ver que com essa lei que foi implantado pelo governo Lula, o percentual de alunos negros nas universidades publicas vem tendo um crescimento significativo, por causa dos 10 pontos percentuais oferecidos a pessoas pretas, índios e pardas.
Segundo muitos estudantes, isso não passa de uma discriminação racial, já que as pessoas lutaram tanto pelos direito iguais, porque diferenciar apenas pela cor de sua pele?
“Não, eu acho... que não pode ter separação entre brancos e negros. Acho que a gente tem que melhorar as condições dos negros, mas não... considerando eles um grupo à parte da sociedade...” (Leonardo, estudante de direito da Universidade Uniban).
“Eu acho que... isso não deixa de ser uma manifestação segregadora. Porque você tá separando, você tá...
tracking img