Corriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FEIRA DE CIÊNCIAS

DETECTOR DE CARGAS “ELETROSCÓPIO DE FOLHAS”

Acesse também:
* Seção Aprenda Física: Página do Curso de Física da UEMS
* Eletrização por Atrito
* Detector de Cargas "Pêndulo Eletrostático"
* Eletrização por Indução
* Força de Coulomb (1ª parte)
* Força de Coulomb (2ª parte)
Liliane do Nascimento Pereira [libarbiegirl@hotmail.com]
UniversidadeEstadual de Mato Grosso do Sul – UEMS
Última atualização: 26/08/2009
INTRODUÇÃO

Dando continuidade nas experiências sobre eletricidade, temos a próxima experiência denominada: Detector de Cargas “Eletroscópio de Folhas”.
Partindo disto, temos o inventor do “Eletroscópio de Folhas” chamado de Francis Hauksbee (1666-1713), também conhecido como Francisco Hawksbee, foi um décimo oitavoséculo Inglês cientista, e um membro da Royal Society conhecido por seu trabalho sobre a eletricidade e eletrostáticas repulsas. Em 1705, Hauksbee tinha descoberto que se ele, colocando uma pequena quantidade demercúrio no vidro de sua versão modificada do Otto von Guericke (é um gerador) e evacuar o ar a partir dele e, em seguida, causar um encargo a ser construída em cima da bola, um brilho era visível e que elecolocou a sua mão sobre a parte exterior da bola. Pareceu-me ser semelhante à St.Elmo´s Fire. Este efeito mais tarde se tornou a base da Neon iluminação e lâmpadas de vapor de mercúrio. Este efeito mais tarde se tornou a base da Neon iluminação e lâmpadas de vapor de mercúrio. Em 1709 ele publicou físico-mecânicas Experiências sobre vários assuntos em que muito do seu trabalho científico ésomados.

Figura 1: Gerador construído por Francis Hauksbee. From Physico-Mechanical Experiments , 2nd Ed., London 1719 De físico-mecânicas Experiments, 2nd ed., London 1719.
Alguns conceitos básicos se fazem importantes para esta introdução e também para se entender a experiência que será relatada abaixo:
Eletroscópio: O eletroscópio é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargaselétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Os eletroscópios mais comuns são o pêndulo eletrostático ( experiência anterior) e o eletroscópio de folhas ( tema desta experiência).
Eletroscópio de folhas: O eletroscópio de folhas é composto por uma garrafa transparente isolante, fechada por uma rolha igualmente isolante. Na parte de cima, uma esfera metálica. No interior, duasfiníssimas folhas metálicas, de ouro ou de alumínio. Se o eletroscópio estiver neutro, suas folhas estarão abaixadas. A aproximação de um corpo carregado à esfera superior induz cargas no sistema, e as folhas se separam, por possuírem cargas de mesmo sinal. Se esse corpo carregado tocar a esfera superior, o eletroscópio também ficará eletricamente carregado.
Construção de eletroscópios defolhas: Eletroscópios de folhas são instrumentos extremamente simples e muito úteis na experimentação com eletrostática. O princípio de funcionamento deles é simples, quando carregados as folhas inferiores móveis se repelem, afastando-se mais na medida que aumenta a carga acumulada nelas. Em um teste com uma fonte de tensão calibrada foi constatado que tensões a partir de 300 a 400 volts são suficientes paraprovocar este afastamento de maneira perceptível.
Processos de Eletrização: Existem três tipos de eletrização de corpos: por atrito; por contato; por indução.
Eletrização por atrito: A eletrização por atrito é dada quando atrita-se dois corpos, como por exemplo, o caso realizado nas outras experiências, ou seja, o canudo atritado com o papel higiênico, ambos ficam carregados com a mesma quantidade decargas, porém de sinais contrários.
Eletrização por contato: Quando dois corpos condutores entram em contato, sendo um neutro e outro carregado, ambos ficam carregados com cargas de mesmo sinal ( como visto na experiência do Pêndulo Eletrostático), como exemplo, têm-se um bastão carregado e uma esfera neutra inicialmente, ao tocar-se a esfera com o bastão verifica-se que a esfera adquire...
tracking img