Design corriculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico da Guarda

Design de Equipamento
Historia do Design · 2º Ano · 1º Semestre · 2010/20111
Docente: Raul Pereira Pinto

Exercício

1:

para definir design é necessário definir o seu autor!

Trabalho de investigação/ dissertação
Inicio_04 de Outubro 2010 – final_18 de Outubro 2010

O que é o design? “Temos por certo que odesign trata do desenho de interfaces culturais. O design pertence à grande família das disciplinas de projecto, portanto àquelas que imaginam uma realidade ainda inexistente e que, consequentemente, recorrem a meios materiais para a concretizar, como se verifica em relação à economia, à arte e à engenharia. Como interface o design está sempre entre duas ou mais entidades, relacionando-as. O designrelaciona o homem com o meio, o homem com outro homem, o passado com o futuro. Mas como interface, isto é como meio, o design contamina a mensagem (não há anjos assexuados). O conteúdo de verdade do design é transportado pela sua forma sígnica (o designer é um evangelho dos signos, disse J. Branco). Esta é, alias, uma característica ontológica do desenho. O desenho enquanto escrita de representaçãovisual, conforma o objecto visível ou imaginável tanto quanto expressa o seu agente autor através de um processo técnico. O desenho (quando é produzido à mão) representa o objecto e representa o seu autor. A esta dupla representação poderá juntar-se uma terceira, quando o desenho é metáfora, assim representado algo invisível, através de entreposta entidade. Tal como no desenho, verifica-se nodesign uma finalidade em si próprio que lhe garante a sua dimensão estética, para além da dimensão ética, meio intencional de transformação das relações de força em presença. Mas como ser ética e estética ao mesmo tempo? O design é paradoxal ou ambivalente?”
(texto de Francisco Providencia e Vasco Branco)

Trabalho teórico de investigação e reflexão crítica, efectuado em equipas de 2 alunos. Cadaequipa deve seleccionar uma definição de design apresentada. O trabalho, consiste em analisar se a definição dada pelo designer/estúdio reflecte as premissas do seu trabalho, deve reflectir a sua análise e interpretação do papel que o designer/estúdio estudado teve ou tem no panorama actual do design; na contribuição que possa ter dado na evolução do trinómio material/tecnologia/design, naelaboração de conceitos inovadores com relevância na evolução social da nossa sociedade, na explicação da importância e do entendimento do design, etc. Não é apenas pretendido um resumo ou relatório da vida do designer escolhido, mas sim conseguir relacionar a época em que vivemos, o designer e o seu trabalho. Deve ser efectuada uma reflexão pessoal sobre o conteúdo da mensagem que o designer transmitiuou transmite com o seu trabalho.
(min. 4000 e máx. 10 000 caracteres sem contar espaços), em formato livre + apresentação (máx. 10minutos).

Bom trabalho! RaulPereiraPinto - raulpinto@amadesign.net) 04 de Outubro 2010

Definições
O design é o desenho da forma. Formas simples, com materiais sensitivos e tácteis, em produtos concebidos para resistirem à prova do tempo.
Babylon design(Inglaterra)

Fico feliz com uma criação quando ela faz sorrir as pessoas.
Sabastian Bergne (Inglaterra, origem Afeganistão)

O nosso trabalho caracteriza-se pela diversidade das propostas, da indústria ao artesanato, do micro ao macro.
Ronan e Erwan Bourllec (França)

A comunicação, não a decoração.
Debbie Jane Buchan (Inglaterra)

O que faz falta aos objectos, mais do que uma funcionalidade eergonomia perfeita é poesia.
Büro für Form (Alemanha)

Para mim criar, é antes de tudo comunicar ideias.
Björn Dahlström (Suécia)

O design nasce sempre de uma ideia. É a forma atribuída a essa ideia.
Emmanuel Dietrich (França)

Máximo minimalista – o nosso trabalho alimenta-se de pão, de queijo, de café, de bairro, de cinema, de cheiros, de banda desenhada, de uma canção, de sons, de...
tracking img