Boa pergunta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 2 – Classificação das habilidades: rudimentares e fundamental

DO COMPORTAMENTO REFLEXIVO AO MOVIMENTO VOLUNTÁRIO

Os reflexos são as primeiras formas de movimento humano e fornecem esclarecimentos interessantes sobre o processo de desenvolvimento motor. O comportamento reflexo infantil pode ser usado como ferramenta de diagnóstico efetivo para avaliação da integridade do sistemanervoso central. È comum os pediatras provocarem os reflexos primitivos em bebês, a ausência de movimentos reflexivos, a continuação prolongada desses reflexos além do período normal, reações reflexas bilaterais desiguais, ou reações muito fortes ou muito fracas, podem indicar possíveis danos neurológicos.
Os reflexos primitivos têm duas funções principais: a busca de alimentação e a busca deproteção, ou seja, a busca da sobrevivência. Há hipótese que os movimentos reflexos são base para os movimentos voluntários.
• Reflexo de Moro e Reflexo de Choque: O reflexo de Moro está presente no nascimento e nos seis meses seguintes. O reflexo de Choque aparece aproximadamente no 7º mês, desaparecendo ao 10º mês de vida. A reação é mais observada nas primeiras semanas de vida do bebê, aintensidade da reação diminui gradualmente. O reflexo de Moro e de Choque pode ser provocado colocando o bebê da posição de decúbito dorsal e batendo levemente no abdômen ou produzindo um sentimento de insegurança, por exemplo, breve soltura em direção ao chão ou barulho alto. No reflexo de Moro, há uma repentina extensão dos membros e depois uma flexão desses em direção ao corpo. O reflexo deChoque é similar ao de Moro, porém não há a extensão dos membros somente a flexão.


• Reflexão de busca e sucção: O reflexo de busca ocorre quando é estimulada a área ao redor da boca fazendo com que o bebê volte a sua cabeça em direção à fonte da estimulação. Este é mais forte nas três primeiras semanas é gradualmente é substituído pela ação voluntária de posicionamento da cabeça, porémpersiste até os 12 meses. O reflexo de sucção acontece com algo é colocado na boca do bebê, e este produzirá a sucção. O movimento de sucção geralmente desaparece como reflexo no 3º mês de vida, mas persiste como ação voluntária.



• Reflexos buco-manuais: O reflexo palmar-mental é provocado pelo ato de coçar a palma da mão causando a extensão do pescoço, desaparece com aos 2 meses devida. O reflexo palmar-mandibular é estimulado pela aplicação de pressão à palma da mão causando a abertura da boca, fechamento dos olhos e flexão da cabeça à frente, desaparece com aos 2 meses de vida.


• Reflexo palmar de preensão: Nos primeiros dois meses, o bebê usualmente tem suas mãos bem fechadas. Quando se estimula a palma, a mão vai fechar fortemente ao redor do objeto, sem o usodo polegar. Persiste até os 4 meses.



• Reflexo de Babinski e preensão plantar: O reflexo de Babinski é provocado por um toque na sola do pé, causando a extensão dos dedos. Por volta dos 3 meses, é substituído pelo reflexo de preensão plantar, que quando estimulado causa a flexão dos dedos, persiste até o 12º mês.


• Reflexos tônicos assimétricos e simétricos do pescoço: Oreflexo assimétrico do pescoço é provocado quando o pescoço do bebê é virado para um lado, causando uma extensão do braço e perna correspondente ao lado que a cabeça foi virada, os membros do outro lado permanecem fletidos. O reflexo simétrico acontece quando o bebê está sentado e apoiado. É provocado pela flexão do pescoço causando a flexão dos braços e a extensão das pernas. Quando ocorre oinverso, ou seja, extensão do pescoço, ocorre a extensão dos braços e flexão das pernas. Esses reflexos persistem até o 4º mês de vida.



• Reflexos corretivos labirínticos e visuais: O reflexo corretivo labiríntico acontece quando o bebê está em posição ereta e é inclinado para frente, para trás ou para o lado, provocado movimento da cabeça no sentido oposto. Este reflexo aparece no 2º mês...
tracking img