Corrente russa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A corrente russa é uma corrente de média frequência (2.500 Hz), que produz variações eletrofisiológicas no tecido e na força muscular segundo a intensidade e duração do pulso. É indicada para o fortalecimento muscular e mudança na função do tecido muscular, e vem sendo utilizada como um importante recurso para coadjuvar os tratamentos estéticos, principalmente na flacidezmuscular.
A aplicação da corrente russa tem sido, ao lado do da cinesioterapia, um dos recursos mais amplamente utilizado na clínica fisioterapêutica para se produzir fortalecimento e hipertrofia muscular, no tratamento da flacidez muscular.
A corrente russa está conquistando um espaço cada vez maior, pois se consegue ativar 30 a 40% a mais das unidades motoras com a corrente elétrica de médiafrequência do que nos exercícios comuns e nos tratamentos convencionais buscando melhores resultados em tempo reduzido e ainda sem grande esforço físico. E ainda, pode ser utilizada na complementação aos programas de atividade física.
No entanto, a corrente russa pode auxiliar ou melhorar o tratamento estético, onde várias técnicas como a plástica, a gordura localizada e a flacidez muscular,começaram a receber um tratamento mais eficaz e em curto prazo, com a eletroestimulação do que apenas com exercícios isolados. Além de servir como um excelente método alternativo nas preparações físicas para o desporto.
Para Low e Reed a corrente russa é senoidal, mas chama-se de quadrática porque possui pulsos quadrangulares. É uma corrente bifásica, alternada e homogênea. Não tem polos.

2.CARACTERISTICAS

Leva esse nome por ter sido desenvolvido na Rússia na década de 80, pois foi o verificado que os astronautas russos, ao retornarem da missão espacial, sofriam flacidez, atrofia e fadiga muscular. Observando esse quadro, cientistas desenvolveram essa corrente para solucionar o problema no menor tempo possível.
Equipamento adotado pelos maiores centros de estética, é indolor eextremamente eficiente no tratamento de fortalecimento muscular e modelagem corporal.
Atualmente a corrente russa é definida como uma corrente alternada de média frequência, que pode ser modulada em bursts e é utilizada com fins excitomotores. A frequência é de 2500 Hz, onde implica impulsos cujas as durações estão na faixa de 50 na 200 microssegundos.
A nova estrutura física para a construção dessesaparelhos tende a que se for usada corretamente pode se obter alívios efetivo de dores durante as mobilizações ou exercícios para o aumento da movimentação muscular.
Em alguns pontos pode se haver a possibilidade de que a frequência media seja alterada, onde em algum ponto entre 1000 Hz e 3000 Hz.
Com a alta frequência utilizada pode haver fadiga na musculatura, fazendo com que a placa motoranão converta impulsos elétricos em despolarização da membrana da fibra muscular, fazendo com que o nervo se acomode e o que o período refratário se torne cada vez mais longo. Há necessidade de se interromper a frequência media em intervalos que devem coincidir com o termino de cada despolarização.

3. ELETROESTIMULAÇÃO E TECIDO MUSCULAR

Fortalecimento muscular
Harrelson relatou que uma razãopara a eletroestimulação ser mais eficaz do que apenas exercício reside na diferença nos padrões de recrutamento e acionamento entre a eletroestimulação e as contrações musculares voluntarias, onde os efeitos poderiam ser positivos, já que a articulação pode ser estabilizada e o trabalho de força pode ser realizado isoladamente onde ajuda a manter a função normal da musculatura.
Se a pessoa nãofor capaz de gerar o movimento voluntario pode-se realizado um movimento neuromuscular, o retardamento por meio da manutenção do tecido muscular após uma lesão que impeça o exercício muscular normal pode ser realizado por meio de uma substituição de uma contração voluntaria pela eletricamente estimulada, onde a frequência nesses casos pode ser a mais alta tolerada, podendo ser aumentada durante...
tracking img