Serra da piedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1227 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Politécnica de Ensino

Visita Técnica



Local: Serra da Piedade
Data: 20/10/2012
Orientador: Professor Farley Figueiredo


Componentes do Grupo: AlbertoAlves , Carlos Mello ,Maycon Conegundes , Thiago de Castro e Ricardo Alexandre

Sumário

1 - Introdução

2 - Metodologia

3 - Resultados

4 - Conclusão

1 – Introdução

Serra da Piedade
A Serra da Piedade é parte do conjunto da Serra do Curral, que se estende por 100 km e recebe várias denominações diferentes. Suas rochas se formaram numa época muito remota da história da Terra, hácerca de 2,4 bilhões de anos atrás.
Nessa época houve a estabilização dos continentes que, juntamente com as condições climáticas uniformes, propiciaram a sedimentação química nos oceanos.
Nos oceanos, os íons de ferro (Fe ++) reagiram com o oxigênio produzido por micro-organismos e se acumularam no fundo na forma de óxido de ferro (Fe²O³). Este processo foi alternando camadas de óxidos deferro e camadas de sílica (Si O²) provenientes da erosão e dissolução das rochas, formando a rocha denominada Itabirito.
Os Itabiritos da Serra da Piedade foram submetidos a grandes movimentos que ocorreram na crosta e que resultaram em intensos dobramentos e fraturamentos das rochas que são evidenciados nos afloramentos por toda a Serra.
Somente depois dos oceanos terem perdido grande parte dacapacidade de consumir o oxigênio produzido pelos micro-organismos é que este elemento começou a se concentrar na atmosfera, permitindo a evolução da vida.
O ambiente de formação destas rochas as torna importantes para o entendimento de como o sistema oceano-atmosfera evoluiu ao longo da história da Terra.

Posição Geográfica
Altitude: 1746 m
Longitude: 43°40’ WLatitude: 19°49’ S

Geopark – Quadrilátero Ferrífero

Um Geopark é uma região que conta com um número significativo de locais de interesse geológico como exposições de rochas, serras (inclusive, Serra da Piedade),minerais e fósseis, que são como um livro que contam a evolução do nosso planeta Terra. O Geopark Quadrilátero Ferrífero é uma área de grande beleza natural e riqueza histórico-cultural,com concentrações econômicas de ouro, ferro,manganês,dentre outros recursos minerais. Nossos sítios de interesse geológico contam com a história de evolução da Terra há mais de 3,2 bilhões de anos atrás.

Localização da Serra da Piedade no Quadrilátero Ferrífero

2 – Metodologia

Foipercorrido 90 metros à beira da estrada que permite o acesso ao topo da Serra da Piedade. Esse percurso foi dividido em 18 blocos de 5m de comprimento por 2,5m de altura (5mX2,5m).Cada bloco desse foi analisado: dobramentos,fraturas,falhas,grau de intemperização e grau de compactação. A equipe responsável pela coleta de dados foram os estudantes do Curso de Técnico em Mineração, 3º módulo, da EscolaPolitécnica de Ensino, Turma Mineração 11, Alberto Alves , Carlos Mello, Igor Barboza, Maycon Conegundes,Thiago Castro e Ricardo Lacerda. Foi utilizado durante a coleta de dados, para auxílio, martelo de geólogo, trena, caderneta de campo e máquina fotográfica.

3 – Resultados
De acordo com a coleta de dados dos 18 blocos analisados, em um percurso de 90 m, foi identificado as seguintes situações,com análises tácteis-visuais, os seguintes itens:
Grau de Compactação: 1 a 6 ( onde 1 e 2, são baixos ,3 e 4 , médios e 5 e 6 ,são altos);
Grau de intemperismo: baixo, médio, alto e elevado e o tipo de intemperismo ( físico, químico e biológico);
Fraturas: Se possui ou não;
Falhas: Se possui ou não;
Dobramentos: Se possui ou não.

Bloco 1:

Grau de compactação : 4 ( médio );
Grau de...
tracking img