Serra da piedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SERRA DA PIEDADE - CAETÉ


INTRODUÇÃO
O Santuário Nossa Senhora da Piedade,  localizado a 48 km da capital mineira e a 16 km do município de Caeté, é um cenário de riquíssima beleza natural, no alto da montanha, a 1746 metros de altitude. Ideal para a reflexão,  oração e o encontro com Deus, o Santuário que abriga a Padroeira de Minas Gerais épropício para quem busca a tranquilidade e a beleza da natureza.



O PERFIL DA SERRA
Observando o perfil da Serra da Piedade, é fácil notar que ela apresenta forte declividade,cobertura vegetal pouco densa, alta pluviosidade concentrada em alguns meses do ano,caindo, muitas vezes, sob a forma de fortes aguaceiros, está sujeito a intensos processoserosivos.

GEOLOGIA DA SERRA
A Serra da Piedade desponta na linha do horizonte como um belo e majestoso testemunho da evolução da crosta terrestre, ocorrida ao longo de centenas de milhões de anos.
Os picos de itabirito da Serra da Piedade foram desnudados pela ação itensa de processos erosivos e com altitudes médias de 1700m.
A Serra é resplandescente por causa dobrilho de suas rochas ferruginosas.
Ao sul da Serra afloram rochas do Grupo Nova Lima, representadas por micaxistos e quartzitos. Na encosta norte da Serra afloram os filitos da Formação Cercadinho. E também ao sul, são encontrados diques de diabásio intrudidos nas rochas da Formação Nova Lima.



ITABIRITO
O itabirito é típico é uma rocha bandada,formada por leitos alternados de quartzo e óxido de ferro, sendo este geralmente hematita e secundariamente martita ou magnetita. Os itabiritos gradam, em alguns locais, para tipos com altos teores de ferro, chegando a formar corpos de hematita pura.
O itabirto também é a rocha que sustenta o relevo da Serra da Piedade, formando os picos que se destacam na paisagem da região.
Os itabiritos também sãoconsiderados como produto de sedimentação química em um oceano com estabilidade tectônica e uniformidade climática. A precipitação do óxido de ferro e da sílica dependeriam de ligeiras variações do PH das águas. Alguns autores preferem salientar a participação de vulcanismo como elemento principal na formação dos itabiritos.BOTÂNICA
Na subida da Serra,a floresta de encosta é, gradativamente, substituida, em alguns locais, por matas de candeia em contato com campo rupestre e, em outros, por matas de galeria em contato com campo rupestre.
Nas matas de candeia, as árvores vão ficando mais baixas e mais espaçadas, dandso lugar a candeia, que domina a região de transição entre a mata e o camporupestre. A candeia é um arbusto cuja lenha é inflamável, sendo utilizada pela população para acender e manter o fogo nos fogões a lenha.
E ainda as rochas apresentam líquens verdes e amarelos acinzentados incrustados.


O DESAFIO DE BRACARENA
Além de empenhar-se em facilitar a chegada das pessoas ao alto da Serra, Bracarena decide construir, no local, algo queestimulasse, ainda mais, tal caminhada: uma capela, que seria um referencial para o andarilho: - fosse penitente ou estivesse ansioso por um local adequado para orar e aproximar-se das coisas divinas.
Bracarena inicia a construção com todas as dificuldaes que se podem facilmente mensurar. Erigir uam capela em local de tão difícil acesso e transportar para ali os materiais necessários não seria,certamente, uma tarefa simples. Após requerer todas as licenças necessárias para erigi-la, o construtor começa a desfazer-se de seus próprios bens para financiar os custos do empreendimento. O Bispado de Mariana permite, em documento de 30 de setembro de 1767, a construção da capela que deveria ser fabricada com materiais duráveis, boa proporção e duráveis.
Em pouco tempo, porém, as dificuldades se...
tracking img