Corportamento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS



ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Disciplina: Comportamento Organizacional





















Sumaré - SP
Abril/2012
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL / EFICIÊNCIA / EFICÁCIA 2

2. CAPÍTULO 1 – O CONCEITO DECOMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 3


3. CAPÍTULO 2 – O CONCEITO DE INOVAÇÃO – A VELOCIDADE E OS EFEITOS DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS 5



4. CAPÍTULO 3 – AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UMA EQUIPE, OS ESTILOS DE ATUAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA PARA AS ORGANIZAÇÕES 7



5. CAPÍTULO 4 – PERCEPÇÃO, COMUNICAÇÃO E OS CONCEITOS À ARTE DE ADMINISTRAR 8



CONCLUSÃO – O EFEITO DE INOVAÇÃOPARA AS ORGANIZAÇÕES E OS FATORES GERADORES DE FRACASSO NO ÂMBITO DA LIDERANÇA 11



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13








1. INTRODUÇÃO – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL / EFICIÊNCIA / EFICÁCIA

A partir de seus estudos, Kleber Gonçalves de Souza (2010) define o comportamento organizacional como sendo “o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têmsobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional”.
De acordo com Dante Quadros e Rosi Mary Trevisan, as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje tiveram origem a partir da Revolução Industrial, nos séculos XVIII e XIX.
As grandes linhas de montagem que se criaram,exigindo um número maior de trabalhadores, impactaram drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas. A situação ficou ainda mais difícil quando o trabalho especializado agora necessário para atender a manutenção dos equipamentos e à coordenação das diversas atividades pressionou os gerentes, que, sobrecarregados , não dispunham de tempo para atendê-las.


Os momentos queinfluenciaram o Comportamento Organizacional são desenhados em abordagens modeladas por pesquisas e práticas da administração.
• Abordagem da administração científica: teve como are a de concentração o aumento da eficiência do comportamento no trabalho e dos processos de produção;
• Abordagem das relações humanas: refere-se aos princípios da administração enfocando o aumento da eficiência de todosos procedimentos empregados pelos gerentes para alcançar resultados, incluindo as pessoas. Enfatiza o estímulo ao desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores;
• Abordagem dos sistemas abertos: toda empresa constitui um sistema, uma estrutura unificada de subsistemas inter-relacionados sujeitos às influências do ambiente.
Segundo Alan Lutzky Saute (2006), existem dois conceitos, naAdministração, que são considerados, por muitos indivíduos, iguais, porém, possuem significados completamente diferentes: eficiência e eficácia.
• Eficiência é a capacidade do administrador de obter bons produtos (produtividade, desempenho, etc.) utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis; ou mais produtos utilizando a mesmaquantidade de recursos. Um gerente eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível.
• Eficácia é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo. É escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado. A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado damesma. Uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa.


Pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado. Assim como se pode produzir um produto com eficiência, isto é, rapidamente, com baixos custos, etc., mas que não é adequado, por...
tracking img