Cordofone

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução 3
OLIGÓPOLIO VERSÃO CLASSICA 4
Teoria dos jogos: 5
O preço em oligopólio 5
Regulação do oligopólio 6
Oligopólio de conluio 8
Os conglomerados 10
Actuação de cartel versus trust 12
Dominação do cartel 13
Mercado dos combustíveis em Portugal: 13
Conclusões 16
Bibliografia 17




Introdução

Este trabalho tem como objectivo fundamental investigar os mercadospelo prisma de um levantamento bibliográfico para tentar compreender o porquê da concorrência perfeita, ou não, como ponto de partida para o oligopólio que é o mais comum no presente, cujos consumidores podem ou não ter acesso à produção que existe no mercado para interacção entre compradores e vendedores.
As ideias que fundamentam este trabalho são que as transformações na estrutura dos diversosmercados, tem fomentado as desigualdades económicas e sociais no mundo, em grande parte devido ao aparecimento dos oligopólios. Os oligopólios de conluio, ao fomentar imperfeições nos mercados, como barreiras à competição entre os actores sociais de uma economia.
Ao analisar os problemas na perspectiva de mercado, quanto aos desejos e pretensões individuais, verifica-se uma série de indagaçõesque a teoria tenta indicar uma solução. As questões giram em torno de: será que a competição perfeita existiu alguma vez? Talvez! Com os oligopólios, surgiram as desigualdades sociais e económicas nas comunidades!
Quais são as desvantagens que o mercado imperfeito traz para os países, especialmente os subdesenvolvidos? E quais as patologias sociais mais comuns que a sociedade moderna enfrenta emdecorrência da oligopolização da economia mundial, e no mercado interno de cada país em relação aos seus consumidores directos.
Por fim este trabalho tenta provar que variados produtos consumidos por todos nós diariamente poderiam ter preços completamente diferentes, muito mais atractivos á carteira do consumidor.



OLIGÓPOLIO VERSÃO CLASSICA

O MODELO DE COURNOT: Estemodelo foi desenvolvido pelo matemático, filósofo e economista francês Antoine Augustin Cournot, que publicou em (1838) uma análise de comportamento de duas empresas que decidem simultaneamente que quantidade produzir. Este modelo permite o estudo de mercados com poucas empresas ou oligopólios que foi o caso especifico que cournot estudou ao comparar duas fontes de águas minerais de propriedadesdiferentes. Isto tem uma razão de ser, visto que as explicações do complexo mercadológico, parte das simulações mais simples para se verificarem as interligações que existem no processo como um todo.
A hipótese fundamental adoptada por Cournot é aquela que diz que o empresário espera que o seu rival nunca mude a sua produção. Um comerciante B no mercado, sempre espera que um outro A venda as suasquantidades. Assim sendo o comerciante B possui as restantes vendas, e assim ninguém toma o mercado do companheiro, mas sim ajuda a esconder as deficiências do mercado.
Ainda nos modelos clássicos, existe o de Francis Ysidro Edegworth foi um economista de inspiração liberal e professor de ciências económicas da universidade de Oxford. O nome de Edgeworth está ligado principalmente à análise doconceito de utilidade e das leis de mercado. De grande importância foi a sua introdução das curvas de indiferença no estudo do equilíbrio do consumidor.Edgeworth faz uma simulação com duas empresas homogéneas, e o custo marginal é zero. A análise deste modelo é semelhante ao modelo de Cournot, porém com ligeira diferença, a ponto de que o modelo de Edgeworth ter mais precisão do que o de Cournot,como frisa Hotelling, se bem que este não prefere nenhum, e condena os dois paradigmas.
Por fim a teoria dos jogos, apresenta como um instrumento bastante valioso para os estudos do oligopólio. A teoria dos jogos surgiu com o trabalho de John Von Neuman e Oscar Morgenstern (1953). Este modelo pretende mostrar as regras do jogo do negócio, onde cada tipo de actividade possui as suas regras para a...
tracking img