Corantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 53 (13050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE TECNOLOGIA- FT
ENGENHARIA DE GÁS E PETRÓLEO- FT11

DANIEL BRITO SOUSA
SAIDY RÊGO DINELLY SOUZA
WILLIAM THALLES COSTA DE SOUSA

CORANTES

MANAUS
2011

DANIEL BRITO SOUSA
SAIDY RÊGO DINELLY SOUZA
WILLIAM THALLES COSTA DE SOUSA

CORANTES

Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Federal do Amazonas para obtenção de nota parcialna disciplina de Ciência da Informação, no segundo período de Engenharia de gás e petróleo.

Professora Elaine

MANAUS
2011

RESUMO

A exploração da cor nunca esteve tão evidente como nos dias de hoje, e muitas indústrias são agora direta ou indiretamente dependentes da disponibilidade de corantes artificiais. As indústrias fabricantes e as usuárias de corantes contribuem grandementepara a economia de qualquer país industrializado.

A cor tem papel notadamente dominante em nossa vida diária, mas que passa despercebido na maior parte do tempo. A maior parte da raça humana tem a habilidade de perceber as cores, e desde a criação da civilização o homem tenta reproduzir as cores da natureza, tanto por questões estéticas como puramente funcionais.

Corantes são materiaisnormalmente aplicados em solução e se fixam de alguma maneira a um substrato, que pode ser um tecido, papel, cabelo, couro ou outros materiais. Idealmente, os corantes devem ser estável à luz e aos processos de lavagem. Também deve apresentar fixação uniforme com as fibras em todo o substrato.

Do ponto de vista comercial, considerável interesse vem sendo demonstrado na avaliação teórica eempírica das relações entre cor e estrutura molecular. Este interesse tem sido acentuado por áreas em expansão onde as cores e os corantes agora adentram, e as relações cor-estrutura são valiosas mesmo para cientistas trabalhando em áreas aparentemente não relacionadas. Sistemas de mostradores de cristal líquido, sensores de radiação de alta energia e impressões coloridas a laser são exemplos recentesdos variados usos da aplicação de corantes sintéticos.

No período anterior à metade do século XIX, os corantes eram quase sempre isolados de fontes naturais, de origem principalmente animal ou vegetal. Naturalmente, as propriedades de muitas destas substâncias estavam longe do ideal e este fato, juntamente com a indisponibilidade comercial das fontes de suprimento, encorajaram a busca porcorantes sintéticos com propriedades superiores.

Descobertas viáveis surgiram rapidamente, e os corantes naturais foram quase que completamente trocados pelos sintéticos no início do século XX. Hoje, virtualmente todos os corantes e pigmentos comerciais disponíveis são substâncias sintéticas, com exceção de alguns pigmentos inorgânicos importantes.

Coloração é a primeira qualidade sensorialpelo qual os alimentos são julgados e, portanto, amplamente utilizada na indústria alimentícia para atender as expectativas dos consumidores, que usualmente associam cor ao sabor, cheiro ou qualidade do produto. Portanto, o uso de corantes como aditivos alimentícios tem sido altamente explorado em alimentos tais como sucos, balas, guloseimas, gelatinas e refrigerantes, com a função de torná-losatrativos ao olhos do consumidor. Consequentemente, tem também aumentado a preocupação quanto aos riscos toxicológicos desses produtos e/ou seus metabólitos no organismo humano.

A comercialização destes compostos para fins alimentícios tem requerido um rigorosa avaliação de sua toxicidade e outras propriedades tais como: solubilidade em água e/ou solventes alcoólicos, inatividade química oubaixa reatividade com outros componentes do alimento tais como ácido, base, aromatizantes e conservantes, assim como estabilidade do corante quanto a luz, calor e umidade. No Brasil, o Ministério da Saúde (Act. No 55871/65, de 1965), tem permitido o uso de poucos corantes sintéticos em artigos alimentícios, em concentrações rigorosamente controladas.

Devido a sua alta demanda e necessidade de...
tracking img