Assinatura digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DA ALTA PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GERENCIAMENTO DE REDES

LUIZ FERNANDO DOS SANTOS RICARDO

ASSINATURA DIGITAL

TUPÃ
LUIZ FERNANDO DOS SANTOS RICARDO

ASSINATURA DIGITAL

Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica, como requisito parcial para elaboração do trabalho de conclusão de cursodo curso de graduação em Gerenciamento de Redes de Computadores da Faculdade da Alta Paulista.

TUPÃ
2010
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
3 JUSTIFICATIVA..........................................................................................................6
4 REVISÃO TEÓRICA 7
4.1 O QUE É ASSINATURA DIGITAL?........... .................................................................7
4.2 CRIPTOGRAFIA.........................................................................................................7
4.2.1 CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA................... .............................................................7
4.2.2 CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA............................................ ......... .......................8
4.3 FUNCIONAMENTO................................. ................................... ................................8
5 METODOLOGIA 9
6 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS 11

RESUMO

O presente trabalho tem por finalidade analisar e discorrer acerca da Assinatura Digital bem como do seu uso e os setores que a utilizam. Irá ressaltar também quais os tipos de arquivos que traz consigo uma assinatura digital, sendo muito utilizada nos diasatuais, pois com o uso da internet alguns arquivos passaram a ser transmitidos em questões de segundos. Esta tecnologia é quem da segurança nessa transmissão, garantido que o arquivo digital chegue ao seu destino sem nenhuma violação. Para dar tal segurança é utilizadas chaves de criptografia, essas chaves são publicas, quem envia o arquivo usa esta chave para que esse arquivo não seja alteradoenquanto estiver sendo transmitido na internet. O receptor deste documento devera ter uma chave privada, que irá ser utilizada para descriptografar esse documento. Esta tecnologia é muito utilizada pela Justiça Federal no envio de processos, que são encaminhados através da internet, assegurando que este arquivo chegue até seu destino em total segurança sem o mesmo ter sido alterado.
1 INTRODUÇÃOA Assinatura Digital surgiu para trazer segurança aos arquivos que são enviados nos dias atuais através da internet. Ela visa à total segurança destes documentos digitais, pois garante que os mesmos cheguem ao seu destino sem nenhuma alteração.
Mesmo sendo segurança, ela traz consigo algumas vulnerabilidades, pois se ela não for criptografada um usuário na rede consegue manipulareste documento, fazendo que ele chegue ao seu destino irregular.
Esta segurança se da através de uma chave que criptografa o arquivo, sendo impossível ter acesso ao conteúdo deste documento. O documento só poderá ser aberto pelo seu receptor.
Toda essa transmissão originou a partir da chegada da internet, realizando transações a longa distância fazendo surgir à necessidade de se criarchaves criptografadas, ou seja, fazendo surgir à assinatura digital.

2 OBJETIVOS

Através do tema escolhido será descrito o funcionamento desta tecnologia, bem como das áreas envolvidas dentro deste assunto.
Mostrar além do seu funcionamento suas vulnerabilidades e soluções para as mesmas, e suas seguranças quanto à criptografia empregada, e como os documentos digitais sebeneficiam desta tecnologia.

3 JUSTIFICATIVA

Este tema foi escolhido a partir de uma curiosidade em ver como essa tecnologia é empregada pela Justiça Federal, sendo que um chamariz desta tecnologia é o seu funcionamento, sua importância quanto à segurança de documentos digitais, pois o mesmo preserva a integridade e a autenticidade desses arquivos eletrônicos, dando total segurança a quem...
tracking img