Coquetelaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Mauricio Dondé lemos
Paulus F.de Lima

DAIQUIRI

Balneário Camboriu
2012/1

DAIQUIRI


Trabalho apresentando a disciplina de Enogastronomia do Curso de Gastronomia da Universidade do Vale do Itajaí−Centro de Ciências Sociais Aplicadas Comunicação, Turismo e Lazer.Balneário Camboriu
2012/1

LISTA DE TABELAS

TABELA 1 CARACTERISTICA SENSORIAL............................................................07
TABELA 2 CARACTERISTICA SENSORIAL MODIFICADO................................08

SUMÁRIO
1. INTRODUÇAO...............................................................................................05
2. ODAIQUIRI....................................................................................................06
2.1 Receita Clássica de Daiquiri ........................................................................07
2.1.1 Receita adaptada Daiquiri Sun.................................................................07
2.2 Características Sensoriais.............................................................................07
3.CONCLUSAO..................................................................................................09
REFERENCIAS...................................................................................................10

INTRODUÇAO

Não existem registros, históricos de como surgiu o primeiro coquetel, quem foi o responsável pela primeira mistura e onde se deu tal fato.Alguns autoresalegam que muito provavelmente os primeiros coquetéis tenham surgido a partir da metade do século XIX na Inglaterra. Esta teoria se baseia no fato de que os ingleses já conheciam o rum, bebida típica das ilhas do Caribe, constantemente iam se refugiar após saques em alto mar. Outro fato que pode ajudar nesta teoria é que os soldados ingleses trouxeram das terras holandesas uma bebida destilada apartir de cereais e que é base para muitos dos coquetéis hoje conhecidos: o gim.
Coquetel (também grafado cocktail, ou seja, rabo-de-galo!) é um drinque que combina duas ou mais bebidas, usualmente alcoólicas, no qual costuma ser adicionado gelo, às vezes frutas, creme de leite, açúcar etc. É geralmente servido em festas em eventos sociais etc.(http://www.dicio.com.br/coquetel/06/06/12 12:42)
Na verdade os gregos já haviam descoberto a formula de destilação de bebidas em data incerta mas, aproximadamente após os anos 20 depois de Cristo, e, os Romanos, que nas suas lutas de expansão do império, já haviam se apoderado de equipamentos de destilação existentes em países do Oriente Médio e fabricavam uma bebida à base de uvas: a grappa. O empurrão final para osurgimento dos primeiros coquetéis, de forma mais ou menos parecida com as dos dias atuais foi dado a partir de 1870 nos Estados Unidos com o surgimento dos primeiros aparelhos capazes de fazer gelo.A história verdadeira talvez jamais seja contada, no entanto, indiscutível mente, os coquetéis se transformaram, ao longo dos tempos, numa verdadeira instituição mundial.

2. O DAIQUIRI

Denominação: SHORTDRINK BATIDO.
 Short Drinks: coquetéis curtos, que podem ser batidos ou mexidos, servidos em copos pequenos com capacidade aproximada de 80 ml. Os short drinks são os verdadeiros coquetéis, devendo ser tomados antes ou depois das refeições, nunca durante as mesmas. Batidos: os coquetéis batidos são preparados com bebidas destiladas, sucos de frutas, açúcar, creme de leite, licores, etc. Comoesses ingredientes não se misturam facilmente, eles devem ser batidos no shaker  ou coqueteleira. (Coquetelaria ao Alcance de Todos, p 28)

Coquetel de origem cubana, que pode contar como ingredientes o rum e o limão. Idolatrado por um escritor americano, Ernest Hemingway, tornou-se parte das histórias de dois países bem diferentes. Daiquiri tem seu nome emprestado de uma praia, local...
tracking img