Resumo de atenas e esparta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esparta

Conforme mostram evidencias históricas deixas em músicas, Esparta parece ter desempenhado um papel de extrema importância nas evolução da civilização grega. Mesmo assim não se sabe bemonde os espartanos habitavam.
Esparta contava uma população relativamente pequena se comparada a outras polis, no entanto era detentora de áreas férteis como na Messénia e Lacónia, onde os denominadoshilotas prestavam uma servidão total, quase um regime de escravidão, preparando as terras para os espartanos. Os periecos eram os encarregados da produção industrial e do comércio, além de responsáveispor manter os níveis de suprimento vindos das regiões férteis.
Houve uma drástica mudança na estrutura social de Esparta com a revolta dos hilotas. Depois desse fato, os espartanos começam a sercriados com o principal propósito de se tornarem exímios guerreiros e plenamente obedientes a polis, formando assim um exército poderoso capaz de transformar Esparta em uma potência, independente de seutamanho. A estrutura de governo espartana, no entanto, permanece inalterada, tendo um sistema que mistura vários aspectos aristocráticos, monárquicos e democráticos.
Esparta e Atenas começam umconflito entre si, a chamada guerra do Peloponeso, quando a polis ateniense esta numa fase de crescimento constante. Esparta vence, porém logo é atacada pela cidade de Tebas, que abala as estruturas dogrande exercito espartano. Pouco a pouco, Esparta acaba por sucumbir a guerras, deixando apenas seu legado cultural e a lenda de um exercito imbatível.

Atenas

Atenas tinha a maior população dentreas polis gregas, sendo que a maioria se concentrava na cidade e na zona portuária. Como três quartos das famílias atenienses tinham propriedades rurais, a base econômica era a agricultura. Os ricosdetinham propriedades destinadas à renda, enquanto focavam seu tempo na política, educação e o ócio. Já os cerca de 70 mil escravos, passavam seu tempo trabalhando em minas de carvão ou serviços...
tracking img