Fichamento da divisao do trabalho social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Da divisao do trabalho

O problema
A divisão do trabalho existe desde a industria, passando pelo comercio e até no meio agrícola, e é vista pelos economistas como condição para o progresso.
A divisão do trabalho também existe em outras áreas da sociedade, em que as funções são cada vez mais especializadas.Se antes uma pessoa poderia ser cientista, matemático e geógrafo, por exemplo, noséculo XIX isto já é raríssimo. O cientista já passa a se restringir a uma única pesquisa, e as profisoes se especializam nelas mesmas.
“O imperativo categórico da consciencia moral está tomando a seguinte forma:Coloca-te em condições de cumprir proveitosamente uma função determinada” (p.6).
Ao mesmo tempo em que há a maxima para se especializar, há a maxima contratia que a nega e leva a ideia derealizar, todos um mesmo ideal, e ainda possui autoridade.
Divisão do trabalho em tres partes- definir a função da divisão do trabalho; as causas e condições de que depende; classificar as principais formas anormais que ela apresenta.

Livro I
A função da Divisão do Trabalho
Capitulo I
Método para Determinar essa função

Função da divisão do trabalho no sentido de a qual necessidadecorresponde.
I
A função fácil de definir da divisão do trabalho é a de aumentar a forca produtiva e a habilidade do trabalhador, desenvolvendo intelectual e materialmente as sociedades.
As teoriads da divisão do trabalho atribuíram a ela apenas o papel de tornar a civilização possível, e por isto são inconsistentes. “... se não serve para outra coisa, cai-se em insolúveis antnomias, porque as vantagenseconômicas que ela apresenta são compensadas por inconvenientes morais e como é impossível subtrair uma da outra essas duas quantidades heterogêneas e incompasraveis, não se poderia dizer qual das duas leva a melhor sobre a outra, nem, por conseguinte, tomar partido” (p.19).
Se não cumpre outro papel, também não se percebe que razão possa ter, e n ao tem moral.
Assim, deve-se procurar outrafunção para a divisão social do trabalho.

II
Um novo aspecto para se considerar a divisão do trabalho é a função de criar entre duas ou varias pessoas um sentimento de solidadriedade.
As amizades surgem entre pessoas diferentes, mas com um elo comum, bem como os relacionamentos, surgem de dessemelhanças e semelhanças, que atraem e repelem. A divisão do trabalho sexual é a fonte da solidariedadeconjugal, pois foi separando homem e mulher que os faz se unir, pois são partes de um mesmo concreto.
O papel da divisão do trabalho não é aumentar o rendimento das funções divididas, mas torna-las solidarias e tornar possíveis sociedades que, sem elas, não existiriam. Isto se a verifica por exemplo na divisão do trabalho sexual, que evoluiu de relações efêmeras para uma vida social, com fidelidade,relação conjugal e independência da mulher relativamente ao homem.
A divisão social do trabalho supera a esfera dos interesses econômicos pois estabelece uma ordem social e moral sui generis. “HÁ indivíduos ligdos uns aos outros que não fosse esse vinculo, seriam independentes”, desenvolvem-se solidariamente, uma solidariedade que se estende aos serivos que se intercambiam.. A divisão do trabalhoé fonte principal da solidariedade social. É a reunião de pessoas distintas, ligadas.e

III
Método de estudo da solidariedade social: o direito. No direito estão refletidas todas as variedades essenciais da solidariedade social. O direito, como regra de conduta sancionada, é dividido a partir das sanções ligadas as regras jurídicas. Há duas espécies:1) regras jurídicas tem sançãorepredsiva organizada e 2) regras jurídicas com sanção restitutivas. A partir desta divisão, verificar-se a qual solidariedade social corresponde cada uma destas espécies.


Capitulo II SOLIDARIEDADE MECANICA OU POR SIMILITUDES

I
“Todo direito escrito tem um duplo objeto:impor certas obrigacoes, definir as sanções ligadas a estas.”(p.44)
Enquanto que o código civil dita o dever, o código...
tracking img