Cooperativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1716 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COOPERATIVISMO

É reconhecida a necessidade humana de se sociabilizar, juntar-se com ou sem propósito. A primeira questão que se coloca é: o simples associar-se denota a existência de uma cooperativa?
A resposta, embora pareça sem grande complexidade, necessita de aprofundamento, pois se respondêssemos simplesmente que não, estaria evidenciado o desconhecimento do surgimento dascooperativas, e a diferença entre ato de cooperar e cooperativismo.

Assim para dar uma resposta mais esclarecedora, se faz necessário tecer breve comentário sobre o surgimento do cooperativismo.

HISTORICIDADE, FUTURICIDADE E FATO SOCIAL

A ação cooperativista pode ser vislumbrada nas mais diversas experiências comunitárias, ocorridas em tempo e espaços distintos, ao longo da história. Comunidades sereuniam ou se agrupavam com o objetivo de produzir de forma coletiva, e para beneficio de todos.

Esses agrupamentos, no entanto não podem ser vistos como geradores de cooperativas, mas tão somente manifestações de sociabilidade, pois em nenhum dos casos mencionados geraram deveres legais, ou formalização do ato cooperativo, apesar de gerarem direitos.

Somente no século XIX, durante arevolução industrial, onde artesãos 28 tecelões, da pequena cidade de Rochdale, criaram uma pequena cooperativa de consumo, cujos objetivos – baseados na proposta dos “socialistas utópicos” -, eram basicamente poupança para compra de alimentos, criação de estabelecimentos voltados à produção de bens indispensáveis à classe trabalhadora com preço módicos, consequentemente assegurando trabalho e renda,como ainda a construção e aquisição de imóveis para os cooperados.
A associação dos tecelões nominada como: SOCIEDADE DOS PROBOS PIONEIROS DE ROCHDALE LTDA, é reconhecida como originária do movimento cooperativista, revolucionando a produção, o trabalho e remuneração da classe trabalhadora, e alavancando na Europa outras ideias de cooperativismo, tais como: de crédito rural, em 1848 com o objetivode fomentar o crédito aos agricultores; de crédito urbano, em 1867, ambas na Alemanha.
Em período anterior houve tentativas de iniciar cooperativas, para minorar as péssimas condições de trabalho, mas apesar de não terem obtido sucesso, com certeza foi o nascedouro da ideia de Rochdale, podemos citar: cooperativa dos trabalhadores dos estaleiros Woolwinch e Chatham, na Inglaterra (1760); acooperativa de consumo dos tecelões de Fenwich, na Escócia (1769); e cooperativa de consumo inglesa, a Oldhan Co-operative Supply Company (1795).

O sucesso de “Rochdale” inspirou o movimento cooperativista pelo mundo, de tal modo que os valores (solidariedade, igualdade, fraternidade, democracia, equidade, responsabilidade social, transparência) e os princípios (adesão livre e voluntária, controledemocrático pelos sócios, participação econômica dos sócios, autonomia e independência, educação, treinamento e informação, cooperação entre cooperativas, preocupação com a comunidade) elaborados pelos “Probos Pioneiros” são, até hoje, com algumas pequenas mudanças, adotados pelo movimento cooperativista.

O sucesso dos Pioneiros de Rochdale, se transformou em um símbolo, o conteúdo doutrináriode suas proposições foi propagado na época e ecoa até os dias de hoje através da sintetização promovida pelo economista Charles Gide (1847-1932).
Graças à clareza, influência dos escritos de Gide, e ainda pelo prestígio exercido pela França à época como centro de difusão cultural e política, o pensamento Rochdaleano foi difundido. Gide afirmava que para se chegar à “República Cooperativa”dever-se-ia, inicialmente implantar as cooperativas de consumo, depois as de produção industrial e, finalmente, as de produção agrícola. Este programa com base nos consumidores transformaria a sociedade, eliminaria os conflitos e as injustiças sociais, numa solução pacífica sem expropriação. Num segundo momento, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) incorporou tal concepção, alardeando mundo...
tracking img