“Convite a pensar”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Por que e como os gregos inventaram a Filosofia?
Os gregos inventaram a filosofia por terem sido o primeiro povo que, ao tentar resolver seus problemas, o fez como se estivesse resolvendo os problemas de todos os seres humanos, de todos os povos, para todos os tempos.
Eles foram à busca de soluções para os seus problemas, e os vividos em sua sociedade, porém o fizeram como acima já citado,de forma a pensarem coletivamente, deixando claro seu objetivo, o conhecimento, um saber objetivo e neutro, com uma visão universal dos problemas, contrariando o que se pensava que a ciência tinha esta prioridade, mas sim a filosofia teve desde o seu princípio este objetivo, e talvez por isso seja a raiz da ideia moderna de ciência.

2. Faça uma distinção entre Filosofia e o senso comum,apresentando a relevância que cada um desses conceitos apresentam para a Sociedade.
A filosofia dentro do senso comum é uma atitude de reflexão diante de acontecimentos e da vida em geral, pensar e repensar para se formar uma opinião sobre algo, ou algum assunto, porém por outro lado também é um campo do conhecimento humano, ao lado das ciências sociais e naturais, tecnologia e mitologia assimcomo do próprio senso comum.
É fácil se descobrir o que as pessoas têm por concito de filosofia, em uma conversa com amigos e parentes, ao serem questionados o que entendem por filosofia, em sua maioria deram a resposta que filosofia, é a reflexão e o pensamento sobre algo ou determinado assunto.
Ao contrário do que de fato é a proposta grega o senso comum adota a filosofia como forma de se pensarnos problemas, mas não debatem a forma pratica de sua solução, e às vezes ainda após a reflexão acabam por não encontrar uma solução comum, já a filosofia nasceu justamente desta necessidade uma forma pratica para a solução de problemas.

3. Em relação à especificidade do conhecimento filosófico, discorra e analise as quatro definições gerais para Filosofia.
Com várias observações da pensadorabrasileira Marilena Chaui, podemos afirmar especificamente, que a filosofia se apresenta com quatro definições gerais:
1º Visão de Mundo, a que se refere a um povo, uma cultura. Visão do mundo é a união de idéias, de valores e de hábitos que um povo utiliza na qual faz com que se defina uma identidade desse povo, pois aprende e compreende o mundo e a si mesmo, definindo para si o tempo e oespaço, o sagrado e o profano, o bom e o mau, o justo e o injusto, o belo e o feio, o verdadeiro e o falso, o possível e o impossível, o contingente e o necessário. Por outro lado se definirmos a Filosofia dessa maneira irá nos confundir como sendo uma cultura, o que não convém, pois essa definição identifica Filosofia e Cultura, não consegue acercar-se da especificidade do trabalho filosófico e por issonão podemos aceitá-la.
2º Reconhecer a filosofia com a sabedoria da vida, ou como “filosofia de vida”. O que nos leva a incluir também como “filosofias” o Budismo, o Cristianismo, faria com que não distinguíssemos entre filosofia e religião, fazendo com isso que a identificaríamos como a definição e a ação de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral, dedicando-se à contemplação do mundopara aprender com ele a controlar e dirigir suas vidas de modo ético e sábio.
A Filosofia seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa, sábia e feliz, ensinando-nos o domínio sobre nós mesmos, sobre nossos impulsos, desejos e paixões. Esta definição nesse caso também não é conveniente porque nos diz, de modo vago, o que se espera da Filosofia (a sabedoriainterior), mas não o que é e o que faz a Filosofia e, por isso, também não podemos aceitá-la.
3º Filosofia é esforço racional, sistemático, rigoroso, para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido (Chaui, 1995, p. 16). Começa-se então a distinguir entre Filosofia e religião e até mesmo opondo uma à outra, pois ambas possuem o mesmo objeto (compreender o Universo), mas a...
tracking img