fichamento matafísica livro convite ao pensar

2514 palavras 11 páginas
Aluno: Talmer Regis Rodrigues Oliveira
Professor: José Carlos
Disciplina: Metafísica I
Fichamento Capítulo XIX
A Metafísica
As indagações metafísicas
A questão metafísica: “o que é?”
Os vários problemas metafísicos, por exemplo, “como sabemos que uma determinada roseira é a mesma que, no ano passado, não passava de um ramo com poucas folhas e sem flor?” “Ou como sabemos que Paulo, hoje adulto, é o mesmo Paulo que conhecemos criança? O que é uma coisa? O que é um objeto?” O que é o homem?
Essas questões e outras è que vem atrelando-se a metafísica, com variações terminológicas a cada época. Como “nada” para os contemporâneos e “não ser” para os gregos. Mesmo que aconteça essa mudança terminológica para designar algumas ideias, uma questão sempre permaneceu a mesma, “o que é?”
A pergunta pelo “que é”
Essa pergunta se dá em dois sentidos: De existência do real, “o que existe”, e qual a essência dessa realidade. Sendo esse os temas principais que a filosofia investiga, “que investiga os fundamentos, os princípios e as causas de todas as coisas e os ser íntimo de todas as coisas, indagando por que existem e por que são o que são”.
Havendo assim três períodos de se pensar essa questões por outras perspectivas: De Platão e Aristóteles até David Hume, de Kant a fenomenologia de Husserl até a ontologia contemporânea.
Características da metafísica em seus períodos
No primeiro período da metafísica ocidental, a investigação da existência da realidade em si, sendo essa um “conhecimento racional apriorístico”, que não se baseia na experiência sensível (empírica), mas “nos conceitos e na intelecção”. “É um conhecimento sistemático onde cada conceito se relaciona para formar ideias coerentes entre si; e que faz uma distinção entre ser e aparecer”. Terminando esse período com David Hume que desvincula a realidade empírica da realidade conceitual. Mostrando que esses conceitos não são vinculados de maneira alguma com a realidade empírica, mas são penas “nomes que

Relacionados