Controle interno do ativo imobilizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – GESTÃO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PROJETO DE PESQUISA: CONTROLE INTERNO DO ATIVO IMOBILIZADO

ITAJAÍ
2011

TEMA: Controle interno do Ativo Imobilizado.

DELIMITAÇÃO DO TEMA: Contribuições obtidas pela utilização do controle interno do Ativo Imobilizado em uma entidade.

PROBLEMA: Que vantagens o controle internodo Ativo Imobilizado pode trazer para uma entidade?

OBJETIVOS
GERAL: Reconhecer a aplicação e uso do controle interno do Ativo Imobilizado em uma entidade, tendo como benefício, a segurança do seu patrimônio.
ESPECÍFICOS:
* Explicar o uso do controle interno do Ativo Imobilizado.
* Analisar a forma correta de se aplicar o controle interno do Ativo Imobilizado para que a empresaobtenha êxito pelo uso do mesmo;
* Identificar os benefícios que a empresa obterá realizando o controle interno do Ativo Imobilizado.

JUSTIFICATIVA:
Muitas entidades de médio e pequeno porte não utilizam nenhum tipo de controle do seu Ativo Imobilizado. Isto ocorre porque o próprio dono, ou sócios tem um contato diário com muitos de seus bens e afirmam que não há necessidade de um controlepelo uso de sistemas adequados.
É neste sentido que nos motivamos a abordar tal tema, pois, em uma entidade, ter o controle do seu patrimônio é fundamental, evitando assim, maior prejuízo gerado por furtos dentro da mesma.
Reconhecemos que seja importante identificar as modificações ocorridas no patrimônio da entidade, seja ela classificada por sua natureza ou por seu valor. Tais modificações sãomelhores interpretadas através das informações geradas pela contabilidade. Estas informações possibilitam aos seus usuários, ter conhecimento da situação patrimonial e assim melhor planejar e avaliar para definir as ações a serem executadas. Sendo assim, é essencial a correta identificação e registro dos bens que pertencem à entidade.
A partir deste controle a entidade poderá ter um crescimentoeconômico que resultará na abertura de novos postos de trabalho e poderá investir em diversas áreas sociais, principalmente em sustentabilidade.

REFERENCIAL TEÓRICO:
Os bens do Ativo Permanente dificilmente transformam-se em moeda corrente, pois não possuem intensão de venda. São bens de vida útil longa. No Ativo Permanente há em três grupos, sendo eles: Investimentos, Imobilizado e Diferido.Neste será abordado somente o Imobilizado.
Conforme Marion (1998), o Ativo Imobilizado são bens destinados à manutenção principal da empresa, sendo que, são bens que auxiliam a consecução da sua atividade como: máquinas, equipamentos, imóveis etc.
Iudícibus e Marion (2004) complementam dizendo que, para classificar um bem do Ativo Imobilizado são necessárias três características: naturezarelativamente permanente; ser utilizado na operação dos negócios; e não se destinar à venda.

Conforme diz Attie (1986, p. 197),

O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar aadesão à política traçada pela administração.

A partir do momento em que a entidade percebe que a sua continuidade será mais garantida tendo um controle eficiente dos seus bens imobilizados, torna-se indispensável o uso do mesmo.
O controle físico é de suma importância, podendo ser mantido manualmente no caso de um número pequeno de bens ou por meio de softwares adequados.
De acordo com Almeida(2007), não pode limitar-se apenas em identificar os bens, como também deve-se confrontar os registros com a sua existência para identificar desfalque ou registro inadequado de bens.
A entidade poderá manter um manual próprio de organização e procedimentos de controle dos bens. A partir de uma observância, a certificação da correta aplicação do controle poderá ser feita para garantir um...
tracking img