Auditoria do imobiliado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6060 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Os bens do ativo imobilizado representam normalmente uma parcela significativa dos ativos de uma empresa. Esses bens têm uma permanência prolongada na companhia, não são destinados à venda e são utilizados na manutenção de suas atividades. Esses ativos são contabilizados por todos os custos envolvidos em sua aquisição, instalação ou para pôr em funcionamento. Em alguns casos,esses custos são acrescidos também de reavaliação, a qual representa a diferença entre o valor de mercado do bem e seu valor contábil (custo corrigido menos a depreciação acumulada corrigida).Os bens do ativo imobilizado são deduzidos da depreciação, e que representa um processo de apropriação de custo e despesa e consequente redução do valor contábil desses bens. A existência da depreciação é devidoao fato de que a maioria dos bens do ativo imobilizado tem uma vida útil limitada, e, de acordo com os princípios contábeis, o valor desses bens deve ser registrado como despesa ou custo nos períodos contábeis para os quais a empresa deles se utiliza. Já os bens imateriais 0020(programas de computador) sofrem amortização e jazidas e minas sofrem exaustão.


2. CONCEITOS

Os seguintestermos são usados neste trabalho com os significados especificados:

Valor contábil é o valor pelo qual um ativo é reconhecido após a dedução da depreciação e da perda por redução ao valor recuperável acumuladas.

Custo é o montante de caixa ou equivalente de caixa pago ou o valor justo de qualquer outro recurso dado para adquirir um ativo na data da sua aquisição ou construção.

Valordepreciável é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.

Depreciação é a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo da sua vida util.

Valor especifico para a entidade(valor em uso) é o valor presente dos fluxos de caixa que a entidade espera obter com o uso contínuo de um ativo e com a alienação ao final da sua vida útil ou incorrerpara a liquidação de um passivo

Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado entre partes interessadas, conhecedoras do negocio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

Perda por redução ao valor recuperável é o valor pelo qual o valor contábil de um ativo ou de uma unidadegeradora de caixa excede seu valor recuperável.

São Exemplos de Ativo Imobilizado:

* terrenos;
* terrenos e edifícios;
* máquinas;
* navios;
* aviões;
* veículos a motor;
* móveis e utensílios; e
* equipamentos de escritório.

3. CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS

Para cada item do Ativo Imobilizado, há uma conta específica, para que se tenha o controle dobem, como o seu custo, depreciação, amortização ou exaustão relativa a cada bem. Vejamos agora um pequeno exemplo de um plano de contas do subgrupo Ativo Imobilizado.

IMOBILIZADO

IMÓVEIS
Terrenos
Edifícios – Administração
Edifícios – Vendas

MÓVEIS E UTENSÍLIOS
Móveis e Utensílios – Escritório
Móveis e Utensílios – Vendas

VEÍCULOS
Caminhões
Automóveis

MÁQUINAS E EQUIPAMENTOSMáquinas e Equipamentos – Escritório
Máquinas e Equipamentos – Vendas

INSTALAÇÕES
Instalações Comerciais

BENS EM CONSÓRCIO
Caminhões
Automóveis

(-) DEPRECIAÇÃO ACUMULADA
(-) Imóveis
(-) Móveis e Utensílios
(-) Veículos
(-) Máquinas e Equipamentos
(-) Instalações
(-) Bens em Consórcio

4. CARACTERISTICA

O Ativo imobilizado compreende os ativos tangíveis que:

a) sãomantidos por uma entidade para uso na produção ou na comercialização de mercadorias ou serviços, para locação, ou para finalidades administrativas;
b) têm a expectativa de serem utilizados por mais de doze meses;
c) haja a expectativa de auferir benefícios econômicos em decorrência da sua utilização;
d) possa o custo do ativo ser mensurado com segurança.

5. OBJETIVO

A auditoria do...
tracking img