Controle de processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDIÇÃO DE VAZÃO
CONCEITO
A vazão é definida como a quantidade de um fluido que passa em uma determinada seção em uma tubulação em uma unidade de tempo.
* HISTÓRICO
A medição de vazão por elementos geradores de depressão, também denominados de “deprimogênitos”, é uma das mais antigas realizações de física aplicada de que temos conhecimento. Existem vestígios deste tipo de medição desdeos tempos da civilização egípcia (canais de medição para irrigação), e referencias em uma obra de Frontinus, no ano de 90 de nossa era.

Em 1732, Henri Pitot apresentou um trabalho destinado á descrição de um aparelho capaz de medir a velocidade da água. Em 1797, Venturi publicou os resultados do seu trabalho sobre os princípios do aparelho que costumamos chamar hoje “tubo de Venturi”.

Nofim do século XIX, Clemens Herschel, com base nos estudos de Venturi, desenvolveu o primeiro elemento primário industrial para medir, de forma prática e econômica, grandes volumes de fluidos.

A historia da placa de orifício começou industrialmente em 1903, na Pensilvânia (EEUU), quando T. R. Weymouth desenvolveu uma placa com tomadas a 1” antes e 1“ depois (Flange taps”) para medir vazão de gásnatural. Os resultados deste trabalho foram publicados pela American Gás Association (A. G. A.) em 1935.

Em 1913, E. O. Hickstein divulgou dados sobre medição de vazão de gás natural colocando tomadas a 2 ½ D antes e 8D depois. Estes dados foram largamente usados no oeste e centro-oeste dos Estados Unidos, antes de sua publicação oficial, em 1935 pela American Gás Association (A. G. A.).

Em1916, H Judd apresentou os primeiros dados sobre medição de vazão com a posição de tomadas em vena contracta e sobre placas excêntricas e segmentais. Trabalhos sobre posição de tomadas a 1 diâmetro antes e ½ diâmetro depois da placa foram desenvolvidos, nesta mesma época, para substituir a posição vena contracta nas instalações onde mudanças freqüentes de orifício eram necessárias.

Na Europa, ostrabalhos principais sobre placas de orifício, bocais e tubos de Venturi concentraram-se nos anos 1900 e 1940. Os trabalhos conhecidos são os de Rateau (1895), sobre bocais, do Dr. Witte, sobre placas de orifício e bocais, de Schlag (1934), sobre Venturi-bocal, de Camichel (1933), sobre tubos de Venturi, de Rissler (1932), sobre bocal para vapor, e de Duchêne (1933), sobre placa de orifício paragases.
Conceito de Vazão em Volume ou Simplesmente Vazão - Q
Vazão em volume é a quantidade em volume de fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo.

Conceito de Vazão em Massa - Qm
Vazão em massa é a quantidade em massa do fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo.

Conceito de Vazão em Peso - QG
Vazão em peso é a quantidade depeso do fluido que atravessa uma dada seção do escoamento por unidade de tempo.

Relação entre Vazão em Peso (QG), Vazão em Massa (Qm) e Vazão em Volume (Q)
Para obtenção desta relação, evocamos os conceitos de peso específico (γ = G/V) e massa específica (ρ = m/v), através dos mesmos, obtemos a relação deseja.

1. Tipos de medidores de pressão
* PLACA DE ORIFÍCIO
A placa deorifício é o tipo de elemento é o tipo de elemento primário mais comum para a medição de vazão, pelo método de pressão diferencial. É um dispositivo simples e pode ser fabricado com boa precisão dimensional.

A forma mais comum é a de um disco de metal com um furo excêntrico e uma haste lateral, que serve para manutenção e para inscrição de dados de identificação. Funciona como uma restrição natubulação e quando um fluido passa através dela, provoca uma pressão diferencial que será medida e relacionada com a vazão. A vazão é o proporcional a raiz quadrada da pressão diferencial e pode ser definida pela formula simplificada abaixo:
Q = K P onde:
Q = vazão
K = Constante
P = Pressão diferencial

As principais “vantagens“ das placas de orifício são:
* A simplicidade do...
tracking img