Controle de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA
Controle de estoques na área de vendas e armazenamento.

1.1 Delimitação do Tema
O controle de estoques por software na área de vendas e de armazenamento.

1.2 Caracterização da Organização
Fundada em 1999, pelo atual proprietário Paulo Roberto de Sousa, se estabelecendo e fixando-se no mesmo endereço de sua fundação á Rua Homero Rodrigues silva 2093, onde permaneceatualmente.
A empresa supermercados PA&TA Ltda. no início de suas atividades fixava seu mix de produtos nos itens mais essenciais para a comunidade local, uma vez que o capital era restrito e não tinha recursos financeiros para investir em grandes variedades, porém com trabalho e dedicação a empresa foi investindo seus parcos recursos, em novos itens inovando e trazendo novas opções para suaclientela, que tem acesso atualmente a mais de dez mil itens do ramo alimentício e utilidades do lar, tão necessários e fundamentais para sua comodidade e satisfações de suas expectativas, a empresa conta ainda com um atendimento personalizado, preciso e confiável, conquistando credibilidade junto a sua hoje ampla clientela.
A empresa já conquistou importante fatia do mercado local, se firmando comoum precioso prestador de serviços para a sociedade atendendo as necessidades das pessoas com responsabilidade, qualidade e eficiência, conta hoje com cinco funcionários, 35 fornecedores, ampla câmera fria, açougue área varejista, e moderno software para seu melhor desempenho.
Por ser uma empresa de família possui características próprias, formando uma cultura organizacional diferente ondeas funções departamentais são distribuídas entre os membros da mesma, que por sua vez acumulam de forma polivalente os seguintes setores:
_ Departamento de R.H.
_ Departamento de Compras.
_ Departamento financeiro.
_ Departamento de Crédito.
_ Departamento de cobrança.
Os principais clientes são os moradores do bairro em que se localiza o supermercado,ressaltando, porém que, com frequência atende os moradores de outros bairros e praças vizinhas, como a cidade de Castilho, Paranápolis e Zona rural circundante, entre outros.

1.3 Problematização do Tema
Controle de estoques é sem dúvida crucial para o sucesso de um negócio, porque, é um capital que esta, imobilizado, e a dinâmica de como trabalhar com isso, pode vir a ser salutar no bomdesempenho, pois se essa mercadoria se mantiver inativa no estoque, será negociada pelo mesmo preço do mês anterior, e também estando lá ocupa um espaço físico que poderia ser útil para armazenar outras mais lucrativas, além dos custos de manutenção das mesmas, como limpeza, manipulação, remoção e controle de validade.
É muito importante que se pergunte. Qual o grau de importância quanto a adoção de umsoftware para controle de estoque dentro de uma empresa? Dizem que um estoque bem administrado reduz custos, atende melhor o cliente e dar lucro e isso é uma grande verdade. A falta de organização planejamento e controle de estoques geram custos uma vez que um estoque inadequado em quantidade, logística, abastecimento torna-se um elefante branco dentro da empresa é um capital inerte que não geralucros de maneira correta, e ainda corre-se o risco de ficarmos com produtos vencidos em estoque, ou ainda com um capital empregado em produtos de pouca rotatividade, ocasionando a falta de outros itens em períodos de pico comercial, por falta, de uma melhor distribuição no poder de compra da organização, armazenamento, planejamento e competência gerencial.
Estoque na prateleira e forade controle gera prejuízos. Um controle de estoques possibilita maior dinamismo administrativo tendo ainda como função primordial dar uma noção lógica dos produtos de maior rotatividade e consequente lucratividade, noções estas que permitirão ao comprador ou administrador do mesmo, saber a quantidade que deve comprar para atender as necessidades de sua clientela, de acordo com o período de...
tracking img