Controle estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5033 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gerenciamento de estoque: Ferramenta para redução de custos e obtenção de diferencial de mercado em uma empresa têxtil.



Aluno:-

Orientador:-



RESUMO



Esse artigo apresenta, através de uma pesquisa realizada junto ao proprietário de indústria e comércio têxtil, como uma rede de lojas fitness, que utiliza o gerenciamento de estoque obteve resultados positivos. A análisedos resultados demonstrou que, além de reduzir os custos de produção e estocagem através da estratégia adotada de controle de estoque, a empresa conseguiu obter um diferencial de mercado, reduzindo os custos e mantendo a qualidade do produto e também pela otimização da quantidade de produto realmente necessários, reduzindo a falta de alguns itens e o excesso de outros, resultando em uma maiorcompetitividade.




Palavras-chave: Controle. Estoque. Custo. Competitividade.




1. INTRODUÇÃO




Com o acirramento da concorrência, a margem de lucro das empresas está cada vez menor. O controle do estoque se transformou em uma medida necessária para que muitas empresas continuem no mercado, gerando uma redução dos custos e ao mesmo tempo sendo um diferencial nomercado, evitando a falta de produtos.

Para Dias (1993), apenas recentemente, tendo como referência o tempo de existência da Administração, os administradores estão reconhecendo a necessidade de um conceito bem definido de logística industrial, em que o conceito de ciclo de produção: (produzir, estocar e vender) já está ultrapassado, pois estão melhor compreendidos o fluxo contínuo demateriais, as relações tempo-estoque na produção e na distribuição e os aspectos relativos no fluxo de caixa no controle de materiais. O estoque de produtos acabados é uma reserva de materiais que gradualmente é retirada para fazer a reposição na medida em que é necessário. O controle é uma necessidade de qualquer empresa, independente de seu tamanho.

A pergunta que norteia este trabalho é de queforma o gerenciamento de estoque serve como ferramenta para redução de custos e obtenção de diferencial no mercado em uma rede de lojas especializada em roupas fitness?

O objetivo deste artigo é identificar como uma rede de lojas controlada através do gerenciamento de estoque pode reduzir os custos e obter diferencial de mercado. Pretende-se com este artigo promover uma discussão sobre aimportância do gerenciamento de estoque em uma rede de lojas que comercializa artigos vestuários.

A importância deste artigo se dá com referência ao suporte no processo decisório, identificando as necessidades de cada loja, estabelecendo a quantidade certa de produtos, almejando o custo mínimo e mitigando riscos.



2. REFERENCIAL TEÓRICO




2.1 Conceito logísticaA logística já existe há muitos anos. Desde os tempos mais antigos, ficou por muito tempo associada às guerras, que eram longas e quase sempre em lugares distantes, em que grandes deslocamentos eram necessários, envolvendo o transporte de soldados, a armazenagem, a distribuição de armas, os alimentos e outras atividades complexas. A logística começou a perder o sentido de ser restrita apenasàs atividades militares durante a 2º guerra mundial, que adotava tecnologias mais avançadas, abrangendo outros ramos da administração, assim incorporada a civis.

Apenas nos últimos anos a logística foi reconhecida como um fator importante para a competitividade das empresas, tanto nos pequenos quanto nos grandes negócios. Em meados dos anos 1980, devido às demandas ocorridas pela globalização,pela alteração da economia mundial e pelo grande uso de computadores na administração, a logística passa por um desenvolvimento revolucionário, as empresas passam a competir em nível mundial. O processo de planejar, implementar e controlar é uma necessidade em qualquer empresa, e em alguns casos, em empresas de ponta, a logística vai além do seu âmbito, exigindo o mesmo grau de comprometimento...
tracking img