Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 CONTROLE DE ESTOQUES
            Estoque de uma empresa é todo bem físico produzido ou em fase de produção e os bens necessários para a produção, direta ou indiretamente, que são armazenados por umdeterminado espaço de tempo.
            Essa conceituação de estoque abrange a matéria-prima, componentes, acessórios, peças e outros itens comprados de terceiros e de fabricação própria, osestoques de produtos acabados, os produtos em elaboração, além do armazenamento de materiais auxiliares.
            A importância do controle dos estoques não é importante apenas para as empresasindustriais, e sim para todo e qualquer tipo de empresa.
            O estoque significa “dinheiro”. Deve ser racionalmente dimensionado. Não deve ser muito grande e nem tampouco muito maior do que énecessário, para que a empresa não fique demasiadamente estocada, comprometendo suas necessidades de financiamento de giro.
            Também não pode ser muito pequeno de maneira que não supraadequadamente as necessidades de matéria-prima e material da empresa, podendo inclusive prejudicar a cadeia produtiva de determinado produto e/ou serviço.
            O descontrole dos estoques afeta asempresas, seu desempenho operacional e, conseqüentemente, o seu resultado. Geralmente observa-se a incidência deste problema de descontrole em empresas aonde pessoas independentes assumem a função de comprase não uma relação próxima com outros setores, principalmente os de produção, financeiro e de vendas.
            O não controle de estoques ocasiona dentre outros problemas: reflexo na cadeiaprodutiva, aumento de custos, aumento de despesas financeiras, ociosidade de recursos e redução da lucratividade.
            Itens, peças, materiais e acessórios que possuem um giro menor, representam umcusto maior, diretamente proporcional pelo seu valor de aquisição e indiretamente pelo tempo em que permanecerão estocadas na empresa.
            Normalmente o descompasso ocorre quando a empresa...
tracking img