Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre: A importância do controle de estoques.

Citando os pontos importantes no controle de estoques é que não importa o método utilizado para controlar os estoques, seja visual, registro em fichas simples ou por programas de computador. O importante é que ele exista e dê subsídios para que o gestor de estoques possa tomar decisões acertadas. No comercio, os estoques demercadorias representam mais de 70% do capital de giro aplicado. Na indústria, estoques de matérias-primas, matérias secundários, componentes, acessórios ou mesmo produtos acabados são fundamentais no processo de produção e comercialização.
Produto parado no estoque gera depreciação e perdas . Por outro lado, a sua falta pode gerar cortes de pedido e perdas no faturamento por isso éessencial um gerenciamento eficaz do estoque. Codificar os produto ou mercadorias é substituir suas especificações por códigos para simplificar o controle. A determinação dos limites mínimo e máximo de quantidade d produtos de produtos em estoques, entre outros problemas, previnem:
* Cancelamentos e alterações de pedidos ;
* Trocas de mercadorias;
* Compras de emergência.

Um exemploque posso citar:
JUST IN TIME
O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 70, sendo sua idéia básica e seu desenvolvimento creditados à Toyota Motor Company, a qual buscava um sistema de administração que pudesse coordenar a produção com a demanda específica de diferentes modelos e cores de veículos com o mínimo atraso.
O sistema de "puxar" a produção a partir da demanda,produzindo em cada somente os itens necessários, nas quantidades necessárias e no momento necessário, ficou conhecido no Ocidente como sistema Kanban. Este nome é dado aos cartões utilizados para autorizar a produção e a movimentação de itens, ao longo do processo produtivo. Contudo, o JIT é muito mais do que uma técnica ou um conjunto de técnicas de administração da produção, sendo considerado como umacompleta "filosofia", a qual inclui aspectos de administração de materiais, gestão da qualidade, arranjo físico, projeto do produto, organização do trabalho e gestão de recursos humanos.
Embora haja quem diga que o sucesso do sistema de administração JIT esteja calcado nas características culturais do povo japonês, mais e mais gerentes e acadêmicos têm-se convencido de que esta filosofia écomposta de práticas gerenciais que podem ser aplicadas em qualquer parte do mundo. Algumas expressões são geralmente usadas para traduzir aspectos da filosofia Just in Time:
* eliminação de estoques;
* eliminação de desperdícios;
* manufatura de fluxo contínuo,
* esforço contínuo na resolução de problemas;
* melhoria contínua dos processos.

OBJETIVOS
O sistema JIT tem comoobjetivo fundamental a melhoria contínua do processo produtivo. A perseguição destes objetivos dá-se, através de um mecanismo de redução dos estoques, os quais tendem a camuflar problemas.
Os estoques têm sido utilizados para evitar descontinuidades do processo produtivo, diante de problemas de produção que podem ser classificados principalmente em três grandes grupos:
(a) Problemas de qualidade:quando alguns estágios do processo de produção apresentam problemas de qualidade, gerando refugo de forma incerta, o estoque, colocado entre estágios e os posteriores, permite que estes últimos possam trabalhar continuamente, sem sofrer com as interrupções que ocorrem em estágios anteriores. Dessa forma, o estoque gera independência entre os estágios do processo produtivo.
(b) Problemas dequebra de máquina: quando uma máquina pára por problemas de manutenção, os estágios posteriores do processo que são "alimentados" por esta máquina teriam que parar, caso não houvesse estoque suficiente para que o fluxo de produção continuasse, até que a máquina fosse reparada e entrasse em produção normal novamente. Nesta situação o estoque também gera independência entre os estágios do processo...
tracking img