Farinha de peixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Farinha de peixe
Introdução
Os animais possuem diferenciados hábitos alimentares, sendo de grande importância a compreensão detalhada de cada espécie, visando atender adequadamente a todos os nutrientes que os animais exigem para que estes expressem todo o seu potencial produtivo. Atualmente, a aplicação da nutrição animal deve obedecer regras bem definidas e baseadas em fatores como: aecologia (sustentabilidade ambiental), a qualidade (aceitabilidade e segurança alimentar) e a responsabilidade (proteção humana, animal e ética).
Isso porque na alimentação animal intensiva, é cada dia mais comum a utilização de aditivos na dieta dos animais que quando consumidos, reduz significativamente os custos de produção industrial desses animais para o seu rápido crescimento, melhorando a suasituação nutricional, com importantes reflexos na melhoria da fertilidade e na saúde dos animais, causando uma acentuada diminuição da incidência de doenças.
Mas por outro lado se mal administrados podem causar efeitos deletérios à saúde humana, como o aparecimento de doenças e de infecções. Portanto, a sociedade está cada dia mais preocupada com a segurança dos alimentos que ingere e também com obem estar animal. Por estes motivos, os sistemas de criação e alimentação têm evoluído para atender as necessidades dos animais e dos consumidores.
Características do alimento
Farinha de peixe, ou farinha de pescado, é um produto proteico obtido do processamento industrial de subprodutos da pesca (peixes sem interesse comercial, vísceras, cabeças, espinhas e restos do processamento do peixe),Com matéria-prima fresca e tecnologia de processamento avançada, é feita dos peixes de água salgada e doce, com os processos de cozinhar, de pressionar, de secar, e de granulação os resíduos são processados com alta qualidade.  durante o qual se procede à cozedura, trituração, secagem (redução do teor em água) e extração de óleos. Com relação às características avaliadas, dietas contendo farinha depeixe, formuladas com base na proteína ideal resultaram nos melhores resultados de desempenho nos respectivos animais alimentados.
Um grupo de estudos e pesquisas do Departamento de Zootecnia da UEM deu inicio a um projeto visando o aproveitamento dos resíduos gerados por empresas processadoras do pescado para utilizá-lo no desenvolvimento de produtos como a farinha de peixe, visando inclusiveseus possíveis benefícios à saúde humana.
Os resultados da pesquisa mostram que a adição de uma pequena quantidade da farinha de peixe enriquece o alimento com cálcio, fósforo, ferro, proteínas, em especial, o ômega 3. Segundo a coordenadora do projeto, “A farinha de peixe destaca-se pela elevada importância nutricional, principalmente pela presença dos ácidos eicosapentaenoico, docosaexaenoico eo araquidônico, responsáveis por diversas funções biológicas, como reduzir o risco de doenças cardíacas, atuar diretamente no processo de crescimento e desenvolvimento, possuir ações antitrombóticas e anti-inflamatórias, além de atuar na formação de tecidos nervosos e da visão das crianças, muito importantes no período de gestação.”
Principais regiões de cultivo
Segundo o Departamento de EstudosEconômicos de Scotiabank S.A.A. (Peru) e com base nas estatísticas da Organização Internacional de Produtores de Farinha e Azeite de Peixe (IFFO), a produção mundial de farinha de peixe está concentrada em 10 países, com o maior produtor do Peru com 30% do total, seguido pelo Chile (15%), China, Tailândia, Estados Unidos, Japão e Dinamarca.
Segundo a Organização das Nações Unidas e a Agriculturae Alimentação (FAO), a produção mundial de farinha de peixe foi de 1,1 milhão de toneladas no primeiro semestre de 2012, 31% menos que a produção no mesmo período de 2011.

Para a segunda temporada de pesca de 2012, o Ministério da Produção definiu uma quota de captura de 810.000 toneladas de anchova (principal matéria prima da farinha de peixe) no centro - norte (68% a menos do que o...
tracking img