Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade 1

O controle de estoque é um procedimento rotineiro necessário ao cumprimento de uma política de estoques. O controle abrange as quantidades disponíveis numa determinada localização e acompanha suas variações ao longo do tempo. Essas funções podem ser desempenhadas manualmente ou por computador. As principais diferenças são a velocidade, a precisão e o custo.
Para implementar aspolíticas desejadas de gerenciamento de estoques, torna-se necessário desenvolver procedimentos de controle, que definam a freqüência segundo a qual os níveis de estoque são examinados e comparados com parâmetros de ressuprimento, ou seja, quando e quanto pedir.
Uma estratégia integrada de gerenciamento de estoques, inclui políticas e procedimentos para determinar locais de armazenagem, prazos equantidades de ressuprimento.
O processo de desenvolvimento de estratégias tem três estágios: classificar produtos e mercados, definir estratégias por segmento e tornar operacionais políticas e parâmetros.
Uma vez instalado o processo e operando normalmente, algumas empresas adotam providências adicionais para aperfeiçoar sua eficácia. Tais providências incluem: definição e aprimoramento depolíticas, integração de informação e adoção de sistemas especialistas.
O processo de gestão de estoques pode ser decomposto em quatro aspectos básicos: as políticas e modelos quantitativos utilizados, as questões organizacionais envolvidas, o tipo de tecnologia utilizada e o monitoramento do desempenho do processo.
Um sistema de monitoramento pode ser utilizado para duas finalidades, medir e acompanharo desempenho do processo como um todo e fornecer subsídios para programas de reconhecimento e recompensa de funcionários.
A estruturação de sistemas de monitoramento de desempenho de processo possui vários aspectos tais como a escolha do tipo de tecnologia a ser utilizada e a definição de responsabilidades sobre o desempenho a ser monitorado. Entretanto, segundo Arozo (2001): “Uma questão chave éa determinação de quais indicadores de desempenho serão utilizados, de forma que o sistema de monitoramento atenda todas as necessidades e esteja alinhado à estratégia da empresa”.
1) Indicadores de custo
Normalmente os indicadores de custo são os mais utilizados no monitoramento do estoque das empresas, sendo muitas vezes os únicos; atualmente todos se preocupam com o tamanho e o valor doestoque. Esta grande importância dada aos indicadores de custo é muitas vezes decorrente da falta de uma visão global do processo de gestão de estoques, que não abrange os impactos, que reduções no nível de estoque podem gerar no grau de disponibilidade de produto e, conseqüentemente, no nível de serviço da empresa. A gestão de estoque incorre em dois tipos básicos de custo: custos de manutenção deestoque e custos associados à falta do mesmo. Este segundo tipo de custo é relacionado ao nível de serviço da empresa, sendo muitas vezes negligenciado.
1.1) Custo de Manutenção de Estoque
Com relação a este tipo de indicador três questões devem ser abordadas: a diferença entre valor e custo de estoque, as deficiências do monitoramento de valores contábeis e a necessidade da utilização de mais deum indicador para se ter uma informação de qualidade.
O primeiro ponto é referente à diferença entre valor de estoque e custo de estoque. O valor do estoque informa o quanto “vale” o estoque, ou seja, o somatório total do valor dos produtos acabados e dos insumos de posse da empresa, mas não o quanto isso “custa” para a mesma. Isto deve ser mensurado em função do custo de oportunidade desteestoque, ou seja, qual seria o retorno para a empresa caso o valor investido em estoque fosse aplicado de alguma outra forma, ou por outro lado, quanto se deixa de ganhar pelo fato daquele valor estar imobilizado. Este custo é alcançado multiplicando-se o valor do estoque pela taxa mínima de atratividade da empresa em questão, ou seja, qual o retorno mínimo que um projeto ou investimento necessita...
tracking img