Projeto interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2064 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

MÔNICA DE SOUZA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I

Salvador
2011

MÔNICA DE SOUZA LIMA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL I

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Fund. e Metod. do Ensino de Música,Fund. e Metod. do Ensino da Natureza e Sociedade, Fund. e Metod.do Ensino de Movimento , Fund. e Metod. do Ensino de Artes, Fund. e Metod. do Ensino de Matemática

Prof. Rosely Montagnini, Fábio Goulart de Andrade, Orlando Mendes Fogaça, Laura Célia Cabral Cava, Eliane Araman.

Salvador

2011

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo promovera reflexão a respeito da contribuição das teorias de referencia para as metodologias da educação infantil.

DESENVOLVIMENTO

1) A imagem é objeto de estudo das artes visuais , ela é composta de formas , texturas ,linhas ,cores dentre outros . Observem com atenção as obras de Giuseppe Arcimboldo apresentadas anteriormente e produza um texto baseado nas tele-aulas , web aula elivro . Apresente uma discurssão a respeito de imagem (obra de arte) e que contribuições a leitura de obra traz para o processo de aprendizagem da criança de educação infantil.
As artes e o desenvolvimento humano traçam paralelos entre o conhecimento artístico e o conhecimento científico, este originário daquilo que se convenciona chamar de ciências naturais. No entanto artes eciências têm em comum o fato de serem estratégias de comunicação de idéias, embora as informações que buscam comunicar possuem naturezas diversas.
Considerando o aspecto harmônico do conhecimento podemos afirmar que artes e ciências não existem de forma independente. Na verdade, as duas formas de produção de conhecimento se interpenetram de maneira muito interessante e integradora, ondeestimula a curiosidade e o aprendizado aproximando o aluno da realidade a qual está inserido.
Assim, observamos que a interdisciplinaridade trás benefícios para a aprendizagem, criando no ambiente escolar um clima positivo e de maior satisfação entre os educadores, pois os mesmos estarão unidos em torno do mesmo objetivo.

2) Sabemos que os vegetais tem fundamantalimportancia na alimentação humana .È necessário que desde os primeiros anos de escolaridade o assunto sobre alimentos seja abordado com os alunos . Relate uma atividade sobre alimentos para ser realizada com alunos da educação infantil ,com o objetivo de concientiza-los sobre a importancia do consumo de vegestais na alimentação . (Natureza e Sociedade).

• Conteúdo: Observação e reprodução devegetais

• Eixos de conhecimento: Artes visuais

• Idade: 4 a 6 anos

• Objetivo: Identificar e reproduzir os vegetais contidos nas obras de artes apresentadas.

• Metodologia: Expor as duas imagens e pedir que observem com atenção. Entregar um desenho de uma cesta em papel ofício e solicitar que reproduzam os vegetais observados nas imagens, depois colorir com lápis decor.

• Recursos: Imagens das obras de arte, lápis de cor, papel ofício.

5- Entre os vegetais destaquei duas frutas e duas verduras com contribuições nutricionais bastantes significativas:
• Laranja: rica em vitamina C, com boa quantidade de minerais, cálcio e hidratos de carbono. Favorece a digestão, limpa o sangue solta o intestino. Previne a gripe, resfriados e pneumonia. Aausência da vitamina C no organismo provoca o escorbuto.

• Abacaxi: Boa fonte de potássio e cálcio, rico em vitamina C, é importante na formação do sangue e dos ossos. É um bom diurético. A deficiência da vitamina C no organismo determina os seguintes sintomas: falta de energia, irritabilidade e palidez.

• Beterraba: É um vegetal rico em açúcares, destaca-se como uma das hortaliças...
tracking img