Controle de estoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho abordaremos como utilizar a logística para reduzir os custos do processo de produção, para isso mencionaremos algumas ferramentas de controle de produção e apontaremos porque essas são tão essenciais no ramo da logística, haja vista que, o objetivo da logística é colocar o produto certo na hora certa, no local certo e ao menor custo possível.
A proposta sugeridapela professor é que encontrássemos uma empresa para colocar em prática esse projeto, escolhemos então uma empresa do ramo de transportes e Turismo denominada Unidos Transportes Ltda. Um desafio difícil para o grupo pois essa empresa precisa urgentemente reformular seu método de controle de produção e estoque pois esta quase abrindo falência devido a utilizar métodos que se aplicam mais com,estoques enorme e giro demorado, com o desenvolvimento desse projeto apontaremos quantos são os erros fatais que esse empresa tem cometido e que por esse motivo esta quase pagando o preço de sua existência no mercado.
No decorrer desse trabalho ressalta primordialmente o conceito de produção controlada e enxuta, para que os custos dos processos sejam mínimos sem afetar a qualidade do produto final, esseé um desafio que tem custado à existência de muitas empresas em um mercado globalizado e tão competitivo atual.
O contato com diversas literaturas do ramo de controle de produção e estoque no fez entender e diversificar nossa visão quanto ao mercado de transportes e nos fez perceber o quanto a qualidade anda de mãos dadas com o controle de estoque e a logística em si, mais um motivo paradesenvolvermos nosso conhecimento futuro nesse campo da qualidade.
Almejamos com esse trabalho poder pesquisar mais a fundo o conceito de cadeia de suprimentos, os tipos de ferramentas de controle de produção mais utilizados até o momento, e porque algumas empresas como a Toyota tem seu sucesso praticamente alienado a utilização de um conjunto de ferramentas de controle de produção que são: Kaizen,Kanban, Just in Time, 5S e outras que proporcionam uma produção tão enxuta, que conseguem a proeza de algumas vezes trabalhar com uma única peça em estoque.
Souza e Borges (2008) ressaltam que o Kanban é uma técnica de gestão de materiais e de produção muito utilizada atualmente, pois imaginem como é pratico uma ferramenta de produção no momento exato, controlada através do movimento do cartão. É umsistema simples de autocontrole que favorece muito o controle da produção, disponibilizando apenas insumos para o que vai ser produzido no momento, sem estocar nada em armazéns ou almoxarifados.
Decidimos colocar nesse trabalho todo o resultado de nossa árdua busca pelo conhecimento, que nos fez sentar dois anos em uma sala de aula todos os dias, ler tantos artigos e livros, realizar tantostrabalhos em grupo tornou esse trabalho final muito mais fácil e gratificante. Escolhemos esse tema porque o conceito principal de tudo o que aprendemos no decorrer desse curso é justamente utilizar a logística para reduzir os custos e enxugar a produção.


















I. REVISÃO DA LITERATURA
I.1. COMO SURGIU O CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO
Segundo Fernandes (2006), aadministração esta muito envolvida no ramo da logística, podemos afirmar que a logística saiu de dentro da administração, por esse motivo os pensadores desta são os mesmos da administração.
Ainda Fernandes (2006), em se tratando de autores da administração não poderíamos deixar de mencionar dois grandes autores que foram pioneiros em utilizar o conceito de controle de produção, esses são Taylor eFord.
Seguindo o raciocínio de Chiavenato (2011), começaremos abordagem por Taylor como um dos primeiros autores a pensar no controle de produção, ao fazer o estudo dos tempos e movimentos ele preocupava-se em produzir mais e isso é uma medida de controle mesmo que ambiciosa, quando ele buscava na verdade reduzir o tempo de produção, produzir com rapidez, aumentando a produção com o intuito de...
tracking img