Controladoria - accountability

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (359 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Controladoria – Accountability

Pesquise em jornais, revistas e/ou sites empresas que utilizam accountability e prestação de contas.
Reflita e responda:
- Existe alguma exigência legal ouobrigatoriedade na aplicação destes conceitos de gestão empresarial?

Na prática, a accountability é a situação em que "A reporta a B quando A é obrigado a prestar contas a B de suas ações edecisões, passadas ou futuras, para justificá-las e, em caso de eventual má-conduta, receber punições.
Vários artigos elencados da Constituição Federal de 1988 viabilizam o accountability. Não sãohipóteses em que um Poder controla o outro, mas de prestação de contas que podem ser exigidas pelo cidadão. O instrumento por excelência de accountability, por reunir todas as suas dimensões essenciais, éa ação popular. Ela viabiliza a defesa dos interesses públicos e coloca em evidencia a possibilidade do cidadão comum atuar em prol de bem coletivo.
Uma necessidade fundamental à gestão dascorporações, o estabelecimento do princípio de “accountability”, ou seja, a obrigatoriedade de um sistema de informações precisas, relevantes e oportunas que possibilitem a prestação de contas. Aoquestionar as vozes dominantes no mundo dos negócios que se posicionam favoravelmente a uma maior atribuição de poder de fiscalização aos conselhos, Adizes (2003, p. 34) enfatiza que o conceito de“accountability” vai “além da responsabilidade. Para ter tal ‘nível’ de responsabilidade, uma pessoa deve possuir as condições necessárias para apresentar aquilo pelo qual é responsável – ou seja, ela temautoridade, poder e/ou influência suficientes para tanto”. Nesse sentido, “accountability” faz-se necessário em qualquer tipo de organização.






Referências
ABRÚCIO, Fernando Luiz.Responsabilização pela competição administrada. In: BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; GRAU, Nuria Cunill (Coords.). Responsabilização na administração pública. São Paulo: Clad/Fundap, 2006.

ADIZES, Ichak....
tracking img