Jovem e anos 90

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DÉCADA DE 50

MUNDO

Surgimento do “Rock’n’roll” da mistura das músicas dos negros (rhythm and blues) com a os brancos pobres (country-and-western). O Rock’n’roll funcionou como uma inversão psicológica na relação dominador (branco)/dominado (negro) que prevalecia na sociedade norte-americana.
O Rock’n’roll dos anos 50, apesar de chocar os padrões morais da época, não era uma músicapoliticamente engajada. Muito pelo contrário, entre sues temas principais figurava a exaltação à dança e ao ritmo da música, às histórias de colégio, além da descrição de carros e relacionamentos amorosos com as garotas.
Principais símbolos desta época: Elvis Presley e James Dean – Rebeldia sem causa.
- A Guerra Fria e a cultura de consumo não contribuíram apenas para um sentimento de inquietação emrelação aos adolescentes, mas também para o surgimento de um pequeno grupo de jovens universitários que, através de um movimento literário, tentavam oferecer um estilo de vida alternativo ao mundo materialista da sociedade norte-americana, eram os chamados “Geração beat”. Esta geração beat será a grande influência para o rock dos anos 60 como Bob Dylan, John Lennon e Jim Morrison, dados aos temascríticos em relação ao estilo de vida americano: drogas, bebidas, sexo livre, visões cósmicas e utopias.

NO BRASIL

O Brasil iniciava um período denominado de “desenvolvimentismo”, no qual JK visando realizar a substituição de importações nos setores de bens de consumo duráveis (automóveis, eletrodomésticos e utensílios diversos) com a instalação de capitais estrangeiros no país. Eram os 50 anosem 5, estipulado pelo Plano de Metas do presidente Juscelino.
Esta política adotada trouxe o desenvolvimento imediato para o país, porém, foi também o início de uma crise financeira, pois, uma política desenvolvimentista, além de facilitar as remessas de lucros das multinacionais para as suas matrizes fora do Brasil, realizava altos empréstimos nos exterior para os projetos estatais. Issoprovocou o crescimento da dívida externa e uma violenta inflação interna, resultando no aumento do custo de vida, com a consequente diminuição do poder de compra dos brasileiros.
No campo musical, a Bossa Nova atingia a sua força total, a voz passaria a ser usada na linha normal e sem alterar com gritos para expressar os sentimentos.

DÉCADA DE 60

NO BRASIL

Foram anos bastante agitados. OPresidente Janio Quadros renuncia em 1961. Seu vice, João Goulart assume, levando um governo com diversos acontecimentos turbulentos. Houve individamento externo, desvalorização da moeda, desequilíbrio na procura e na oferta. O governo propês reformas de bases, mas o populismo gritava pela volta do regime presidencialista.
A classe operária começa a lutar por seus direitos e a reinvidicar melhorescondições de trabalho. Surge então a PUA (Pacto Unidade e Ação) e a CGT (Comando Geral dos Trabalhodores).
O período de 1961 a 1964 foi muito importante para a popularização política e ideológica da direita e da esquerda que iriam se refletir durante quase toda a década, nos campos das culturas e das artes.
Em 1966 a Jovem Guarda está em seu alge, lançando músicas e letras que confrontam toda asociedade. Se torna fenômeno de vendas para o público jovem movimentando a insdústria fonográfica nacional. Outra medida que causou euforia na juventude foi a Tropicalia, onde Caetano Veloso y Gilberto Gil, Os Mutantes fizeram músicas que afrontavam o governo de direita e marcaram a história dos festivais televisivos.
Os jovens estavam clamando por seus direitos e criam a UNE (União Nacional dosEstudantes). Ocorre então, uma repressão do governo para dissolver todos os grupos de esquerda, como a UNE, a PUA e a CGT. Um dos primeiros movimentos de expressão na música, aconteceu com os negros que lutavam por seus direitos, que também foram reprimidos por suas músicas e atos cotidianos.
É nesse período que elementos da cultura de massa passam a fazer parte das artes plásticas brasileiras....
tracking img