Contracultura na literatura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS


CENTRO DE LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO


FACULDADE DE JORNALISMO










PAULA GONÇALVES DA FONSECA













CONTRACULTURA: A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NOS ANOS 60





























CAMPINAS


2012

PAULA GONÇALVES DA FONSECACONTRACULTURA: A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NOS ANOS 60


















Projeto de Pesquisa apresentado em cumprimento às exigências da disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica, do curso de Jornalismo, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sob orientação do prof. MestreSergio Vieira.
















PUC-CAMPINAS


2012

PAULA GONÇALVES DA FONSECA















CONTRACULTURA: A INFLUÊNCIA DA LITERATURA NOS ANOS 60

































Campinas,














_________________________________


Orientador: Mestre Sergio VieiraRESUMO



Esse trabalho tem como objetivo apontar como a literatura do início dos anos 60 teve influência sob as manifestações artísticas que fizeram parte do movimento da Contracultura na década de 50 e 60. A pesquisa realizada tem como foco um dos principais campos artísticos da contracultura: a literatura. Dessa forma, dissertei mais sobre o movimento beat que foi o principalmeio influenciador para os jovens de uma época em que a comunicação via rádio ou televisão era limitada apenas a pessoas de classe social mais alta, não atingindo assim um grande número de pessoas como os livros atingiram.


Ao decorrer do trabalho darei início a uma tese que mostrará a importância dos livros para o início de um movimento que se tornou mundialmente conhecido mais tardecom a presença real e forte do rádio e da televisão.


O método utilizado para pesquisa foi através da leitura de livros sobre o assunto e também o contato direto com a obra de arte desse movimento (leitura de romance de escritores beats).


Palavras-Chave: Contracultura, literatura, Jack Kerouac, poesia, década de 60, beat.























SUMÁRIO1. Tema 5


2. Introdução 6


3. Problema 8


4. Hipótese 9


5. Objetivos: 10


1. Objetivo geral 10


2. Objetivos específicos 10


6. Justificativa 11


7. Revisão da literatura 12


8. Metodologia da pesquisa 15


9.Referências Bibliográficas 16



1. TEMA (Abordagem e recorte epistemológico)






O tema abordado será a literatura e sua influência na juventude da década de 60. A literatura do início da década de 50 trouxe um novo conceito aos jovens que, cansados de ter que encarar uma dura realidade buscaram moldá-la a seu favor. A liberdade e os sentimentos eram exaltados por jovens quebuscaram na poesia e narrativa uma maneira mais crítica de ver o mundo, como um soco para acordar a sociedade sobre a cultura que lhes era imposta. Surge daí a literatura beat que se consagra por romances e poesias cheias de sonhos e referências do estilo musical jazz.2. INTRODUÇÃO





A contracultura pode ser vista de duas formas: uma forma seria como um fenômeno histórico concreto e particular de um tempo, a outra forma seria como uma postura e posição em que se teriam novos modos de pensar e agir que se coloca contra a cultura vigente do seu tempo e local. Neste trabalho é possível abordar o olhar para a contracultura como...
tracking img