Contingencial

Páginas: 2 (482 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
Grupo 5 – Contingencial.
A palavra contingência significa algo incerto ou eventual, que pode suceder ou não, refere-se a uma proposição que só pode ser conhecida pela experiência e pela evidência enão pela razão.
A teoria da contingência vai bem mais longe do que a teoria de sistemas quando aborda a problemática do ambiente. Na teoria da contingência as condições de ambiente é que causamtransformações no interior das organizações. Ou seja, o ambiente explica o fenômeno organizacional. Há quem negue esta influência total do ambiente sobre a organização. O argumento é que a influência sobrea organização é ditada não pelo ambiente, mas apenas pelo que interessa diretamente a organização, isto é, a tecnologia existente no ambiente. Poderíamos dizer que uma corrente considera o ambientetotal vital para a organização, e uma outra corrente que considera o ambiente de forma parcial. De qualquer maneira é o ambiente que conduz a vida da organização.
Uma característica relevante dateoria da contingência é a de que não se consegue um alto nível de sofisticação organizacional com a aplicação de um só modelo, ou seja, não há uma só forma de tornar uma organização eficaz e eficiente.Haverá sempre diferentes alternativas (equifinalidade) para o encaminhamento de estudos, problemas e carências organizacionais.
A teoria da contingência apresenta os seguintes aspectos básicos:
a) Aorganização é de natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto.
b) As características organizacionais apresentam uma interação entre si e com o ambiente.
c) As características ambientais sãoas variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

ORIGENS
A origem da Teoria da Contingência se deu pela pesquisa de Lawrence e Lorschsobre a confrontação da organização versus ambiente. Os dois pesquisadores, preocupados com as características que devem ter as empresas para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração contingencial
  • teoria contingencial
  • Abordagem contingencial
  • Organização contingencial
  • Teorias contingenciais
  • Teoria Contingencial
  • Abordagem contingencial
  • Abordagem contingencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!