Continencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há, acessoriamente, um outro fundamento a recomendar a reunião dos processos: é o da ECONOMIA PROCESSUAL. Se dois processos são parcialmente idênticos, aapreciação de ambos, num só juízo, trará economia, pois as provas poderão ser produzidas uma só vez, e, ademais, PARTE COMUM A AMBOS SERÁ APRECIADA SOMENTEUMA VEZ, PELO MESMO JUIZ, E NÃO DUAS VEZES, POR JUÍZES DIVERSOS. ..." (grifos nossos).
04. Prescreve o Código de Processo Civil:
Art. 104 - Dá-se acontinência entre duas ou mais ações sempre que há identidade quanto às partes e à causa de pedir, mas o objeto de uma, por ser mais amplo, abrange o das outras.Art. 105 - Havendo conexão ou continência, o juiz, de ofício ou a requerimento de qualquer das partes, pode ordenar a reunião de ações propostas em separado,a fim de que sejam decididas simultaneamente.
Art. 106 - Correndo em separado ações conexas perante juízes que têm a mesma competência territorial,considera-se prevento aquele que despachou em primeiro lugar.
05. É perfeitamente a hipótese dos presentes autos, uma vez que a primeira ação além de envolver oobjeto dela própria, envolve os pedidos desta presente ação.


Caso o réu verifique a existência de conexão entre duas ações, deve arguir essa matéria emsede de preliminar de contestação. Trata-se de defesa processual dilatória, pois não enseja a extinção do processo.
O que ocorre é que essas causasconexas deverão ser julgadas por um único juiz, o que enseja a reunião dessas ações para serem decididas conjuntamente, conforme previsão do art. 105 do CPC:
tracking img