Contexto empresarial regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MATEMÁTICA E CONTABILIDADE .
2.3 A ADMINISTRAÇÃO E O AMBIENTE EXTERNO 4
2.4 A CONSTRUÇÃO DE UMA EMPRESA
2.5 BALANÇO PATRIMONIAL E SUAS FUNÇÕES
3 CONCLUSÃO 5

REFERÊNCIAS 6




2 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais torna se cada vez mais necessário o controle dos custos tanto em grandes empresas como nas micros. Pois se vive em um paíscapitalista, onde as estatísticas nos trazem números alarmantes de que 27% das pequenas empresas fecham suas portas antes de completar 1 (um) ano de vida no mercado, sendo os principais agravantes a falta de planejamento e controle de seus custos. Os administradores necessitam das informações contábeis para melhor desempenhar as funções de gestão do patrimônio. Para eles essas funções podem seruteis ao controle e a tomada de decisões.
O ensino de contabilidade, tradicionalmente marcado pelo tecnicismo da profissão, tem sido reformulado para atender a necessidade emergente de habilidades gerenciais onde o tomador de decisões em face ao caos administrativo tem que organizar os fatores de produção para potencializar os ganhos, mediante a identificação de oportunidades e avaliação de riscos.Dos profissionais em gestão de empresas, tem-se requerido uma postura pró-ativa, vislumbrando tendências e antecipando-se para obtenção de vantagens competitivas. Assim, uma contabilidade que se proponha a agregar valor para o processo de gestão não pode prescindir da atuação de profissionais com competência para refletir sobre situações inusitadas. Um processo de aprendizagem por repetiçãocerceia esta possibilidade de reflexão do aprendiz sobre o seu meio e dificulta, quando não inviabiliza, a sua percepção da dinâmica real do ambiente dos negócios.


2.1 MATEMÁTICA E CONTABILIDADE

A contabilidade e a matemática são ciências que evoluíram juntas e caminham juntas até hoje.
Antes do surgimento da moeda, já existiam trocas de bens, registros que eram feitos de forma rudimentar. Aevolução da contabilidade foi lenta, registrada por vários estudiosos que procuraram compreender esta ciência complexa chamada contabilidade. Com a explosão da Revolução Industrial tornou-se necessário apurar o resultado considerando a industrialização de bens e todos os custos relacionados à produção.
A Contabilidade precisava, neste estágio, mensurar todos os custos relacionados aos fatores deprodução.
Como as necessidades modificaram-se e crescia a necessidade de informação mais detalhada e mais atentada, obtida em períodos mais curtos, avançou-se para outras estratégias, utilizando-se um conjunto de conceitos, métodos, procedimentos e processos de escrituração com características próprias que respondiam em melhor forma ao que se pretendia. Assim, nasce a contabilidade analítica, queveio suprir as carências da contabilidade financeira no que diz respeito ao cálculo do custo dos produtos.
Atualmente os empresários buscam cada vez mais a rentabilidade de seus recursos, e para que se possa medir o seu retorno faz-se necessária a aplicação de cálculos financeiros que possibilitam a tomada de decisão e a gestão financeira das empresas.
A contabilidade é uma ferramentaindispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
Luca Pacioli quando escrevera a “Summa de arithmética, geometria, proportioni et proportionalità” fizera menções àmatemática, na explicação do débito e crédito, que eram nada mais do que mecanismos de álgebra, para estabelecer somas, subtrações, e saldos dos razões, balancetes, balanços e outros demonstrativos mais.
O uso matemático que a contabilidade possui, serve para a dimensão do fenômeno patrimonial, colocando-a em informações, cujos conteúdos devem ser analisados na consultoria de gestão. Usa-se matemática...
tracking img