Contexto empresarial regional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3561 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO 3

2 OPORTUNIDADES DE EMPREENDIMENTO 4
2.1 Identificando a Oportunidade 4
2.2 Análise do Mercado 5
2.3 Planejamento 5
2.4 Gastos Iniciais 6
2.5 Primeiros Passos 8
2.6 Origem do Capital 8

3 A Contabilidade no Novo Empreendimento 10
3.1 Balanço patrimonial 10

4 ASPECTOS JURÍDICOS 12
4.1 Pessoa Física 12
4.2 Pessoa Jurídica 13
4.3 A responsabilidade dos sócios 13
4.4Vedação ao confisco e Anterioridade da Lei 14

5 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO
O interesse de toda a sociedade em relação aos empreendimentos é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque os empreendimentos funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira com as grandes empresas. Econômico porque geram grande número deempregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens.
No entanto, muitos empresários não conseguem manter as portas de suas empresas abertas por muito tempo. Pesquisas do SEBRAE mostram que grande parte dos empreendimentos na região Centro–Oeste não passam do terceiro ano de existência.
O fracasso pode estar ligado à falta de dinheiro no mercado, escassez derecursos, e entrada de novos concorrentes. Mas, uma das causas mais freqüentes do fracasso está ligada, diretamente, aos próprios empreendedores, isto é, à falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica, etc.
A força que empurra o empresário para o sucesso é, sem dúvida, a vontade de enfrentar o desafio de abrir o próprio negócio. Mas somada a essa vontade tem que haver a disposição paraadquirir conhecimentos e para desenvolver seu comportamento, e se tornar um empreendedor bem sucedido. Empresários de sucesso identificaram qualidades especiais comuns a todos eles e que foram responsáveis por garantir o seu lugar no mercado. Dentre uma destas qualidades, está a importância que os empresários dão ao plano de negócios, o planejamento, utilizando-o como uma ferramenta da gestãoempresarial, sendo visto como um mapa que guiará a empresa ao seu destino e ao cumprimento de seus objetivos.
Pensar em lançar um empreendimento é uma coisa, decidir realmente fazê-lo é outra totalmente diferente. Como já dito, atitude e ética profissional são ferramentas essenciais, mas não podemos esquecer da “capacidade”, em outras palavras, para ser um empreendedor não se deve apenas teratitude e ética, sem a capacidade de executar o que o próprio empreendimento pede, a vida da empresa com certeza não passaria o segundo mês.


2 OPORTUNIDADES DE EMPREENDIMENTO
Para identificar uma oportunidade de empreendimento, é necessário permitir que a mente flua, e junto a ela a curiosidade. A nível regional é fácil identificar uma oportunidade através de pesquisas, questionários feitos apopulação, ou por um simples passeio pela região. Aquele que é natural e mora na região conhece bem suas necessidades, além de saber bem que tipo de empreendimento seria ou não bem sucedido.
2.1 IDENTIFICANDO A OPORTUNIDADE
Nos meses de Abril e Maio do ano de 2011, foram realizadas entrevistas com os habitantes da cidade de Ilhéu sobre que tipo de empresa que se encontra em falta na cidade. Osentrevistados responderam a esta questão, e ainda sugeriram idéias de inovação para que além de atender as necessidades da região, se torne algo chamativo e atraia maior quantidade de clientes até mesmo extra-regionais.
As entrevistas obtiveram os seguintes resultados:

Empresas que, segundo entrevistados, encontram em carência na região.


Pelo gráfico, pode-se então concluir que, 45%(quarenta e cinco por cento) dos entrevistados, dentre eles, a maioria donos de empresas, apontaram a necessidade de uma empresa de comunicação visual na região. Em segundo lugar, ficou o cinema, que já tem a área voltada ao lazer, lanchonete e shopping Center foram os menos votados.
A região tem carência de profissionais nas áreas de comunicação visual e decoração. Muitas vezes, é necessário que...
tracking img