Conteudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANEXO III
2. LITERATURA BRASILEIRA

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
OBJETIVOS
O candidato deverá expressar-se em língua escrita, observando a coesão, a coerência e a norma padrão; compreender e interpretar os diversos tipos de texto; compreender o sentido de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinado contexto; reconhecer o papel dos diversosrecursos lingüísticos, demonstrando o domínio das estruturas básicas da Língua Portuguesa; reconhecer o contexto histórico-cultural e as características dos estilos de época da Literatura Brasileira, do Barroco aos dias atuais. 1. LÍNGUA PORTUGUESA 1.1. Estrutura, compreensão e interpretação de diversos textos (verbal e não-verbal). !Níveis e funções de linguagem. !Processos de composição dostextos narrativos, descritivos e dissertativos. !Linguagem: conotação e denotação, figuras de linguagem, formas do discurso (direto, indireto e indireto livre). 1.2. Ortografia vigente no Brasil. 1.3. Palavras: classificação, estrutura, formação e flexão. 1.4. Frase oração e período: estrutura, organização, classificação. Termos da oração e suas funções. Relações sintático-semânticas entre as oraçõesde um período. 1.5. Sintaxe de concordância, de regência e colocação. Crase. 1.6. Recursos de pontuação.

2.1. Periodização da Literatura Brasileira. 2.2. Contexto histórico (sociocultural, econômico e político) do Barroco à atualidade. 2.3. Autores e obras. 2.4. Discute impressão identitárias a partir dos textos literários. 2.5. Sugestão de leitura (as obras sugeridas têm por finalidade acontextualização dos estilos de época e a orientação de leitura dos candidatos). !Bagagem de Adélia Prado- no cenário da poesia brasileira, o livro Bagagem reúne de forma marcante os traços que irão percorrer a trajetória poética da autora em seus títulos posteriores. Trata-se de um conjunto de poemas com trajetórias ricas e diversas, dentre as quais se sobressaem a questão do feminino, a memóriasentimental e a vida “ordinária”, experimentada em grandiosa simplicidade. Esses poemas também se destacam por uma forma peculiar de linguagem, em que o prosaico e o poético se mesclam para dar expressão aos temas abordados. Por se tratar de um livro inaugural na trajetória da autora, Bagagem ainda explora a imagem de artista que Adélia Prado busca atingir em sua representatividade cultural como poetae mulher . !Tenda dos Milagres de Jorge Amado -Obra literária que retrata conflitos étnicos na cidade do S a l v a d o r e a o m e s m o tempo lança uma proposta para compreensão da identidade nacional brasileira. O texto denuncia perseguições ao povo negro e aos c a n d o m b l é s n o i n í c i o d o século na cidade do Salvador. A narrativa nos leva a uma discussão com vários acontecimentos dahistória da cidade daBahia e do Brasil, tais como políticas de extermínio do povo negro e episódios de intolerância religiosa. !Teoria do Medalhão e o Homem que sabia Javanês, Os contos “Teoria do medalhão” de Machado de Assis (1839-1908) e “O homem que sabia javanês” de Lima Barreto (18811922) não guardam semelhança apenas com relação ao local de nascimento dos autores:

Rio de Janeiro. Aironia e a crítica aos falsos intelectuais perpassam as duas obras, as quais nos conduzem a uma reflexão sobre como podem ser construídas personalidades baseadas na mentira e em um falso saber. os dois textos também falam rapidamente sobre o poder da impressa em fabricar ídolos. Os sarcasmos apontam para mediocridades que valorizam a aparência ao invés da essência. Em “Teoria do medalhão” um paiorienta ao filho sobre sua profissão. Aconselha ao pupilo, que está próximo alguns instantes de atingir a maioridade, a ser um medalhão. Este ofício é definido pelo pai como um faz-de-conta, um falso intelectual, alguém mais preocupado em aparentar ser do que realmente ser algo. Em “O homem que sabia javanês, um pseudoprofessor de javanês chega à diplomacia por fingir saber uma língua, javanês, que...
tracking img