Estruturas de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

[pic]

ECO02254 – Economia A
Turma G
Nome: Carlos Augusto Oliveira Galvão
Professor Cleyton Henrique Gerhardt
Mercado
Designa-se por mercado o local no qual agentes econômicos procedem à troca de bens por uma unidade monetária ou por outros bens. Os mercados tendem a equilibrar-se pela lei da oferta e da procura.
Existem tanto mercadosgenéricos como especializados, onde apenas uma mercadoria é trocada. Os mercados funcionam ao agrupar muitos vendedores interessados e ao facilitar que os compradores potenciais os encontrem. Uma economia que depende primariamente das interações entre compradores e vendedores para alocar recursos é conhecida como economia de mercado.

Existem dois tipos de mercado:
• Mercado formal
•Mercado informal
O funcionamento de um sistema de mercado se fundamenta em um conjunto de regras, onde se compram e vendem bens e serviços e também fatores de produção. A quantidade demandada por um bem não depende unicamente do preço do bem em consideração, mas de diversos outros fatores, como, por exemplo, preferências do consumidor, preço de outros bens que possam vir a ser substitutos, rendadisponível, etc. A quantidade ofertada de um bem também depende de vários fatores, tais como tecnologia disponível, preço dos fatores de produção, subsídios, impostos, preço do próprio bem, etc.

Mercado
• Demanda
Preço do produto, renda, gostos e preferências.

• Oferta
Preço do produto, preço dos fatores de produção, números de firmas que produzem o produto.

Estruturas deMercado

Concorrência Perfeita
A concorrência perfeita ocorre quando há um elevado número de produtores agindo de modo independente, quando os produtos têm substitutos perfeitos, nenhuma empresa tem condições para alterar o nível de oferta e procura e quando não há barreiras para o ingresso de novas firmas. Há total liberdade de informação, muitos compradores e perfeita mobilidade dos fatores deprodução e dos empresários.

Monopólio
O monopólio existe quando apenas uma empresa domina a oferta do setor. Nesse caso não há produtos que substituam o ofertado pelo monopolista e não há competidores imediatos. Há uma existência de barreiras para o ingresso de outras firmas e uma considerável influência sobre os preços e a oferta. A publicidade é apenas institucional.
Em economia, monopólio écomo se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
Monopólios podem surgir devido a características particulares de mercado, ou devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo, e criam uma particularidade econômica, em que a curva de demanda do bem fica negativamenteinclinada, na medida em que a demanda da firma e a demanda do mercado são as mesmas.

Teoria do Monopólio

No monopólio há somente um vendedor no mercado para um bem sem substituto e há barreiras na entrada de empresas que mencionem vender o mesmo bem ou um bem substituto, protegendo o monopolista da concorrência. Tal como no caso de concorrência perfeita os exemplos de monopólio na sua formapura são raros, mas a teoria do monopólio elucida o comportamento de empresas que se aproximam de condições de monopólio puro. Ter o poder de monopólio significa simplesmente o vendedor ter algum controle sobre o preço do produto, sem uma curva de oferta.
A fonte básica de monopólio é a presença de barreiras de entrada, de onde se destacam:
• Economias de escala: Empresas novas tendem a entrarem mercados a níveis de produção menores do que empresas estabelecidas. Se a indústria é caracterizada por economias de escala (custos médios decrescem com o aumento no volume de produção), os custos médios da empresa nova serão mais altos do que os custos médios de uma empresa estabelecida.
• Proteção Legal: Proteções legais, como direito autoral e patente, garantem ao seu detentor...
tracking img