Contador como consutor finaceiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Por lei, toda empresa deve ter alguém responsável pela sua área contábil, mas não necessariamente precisa terceirizar este serviço. Na prática, o que a maioria das empresas de pequeno porte faz écontratar um contador terceirizado, já que o serviço de cálculo e recolhimento de impostos é trabalhoso e requer conhecimentos específicos.



No entanto, mais do que alguém que saiba lidar com ostributos municipais, estaduais e federais, o contador também está apto a gerar controles que indiquem como anda a saúde financeira da empresa. "O que acontece é que empresas de menor porte ainda não sederam conta disso e buscam nesse profissional apenas uma pessoa que preencha livros-ata, livros-caixa e assim por diante", aponta Dalton Viesti, coordenador de graduação da Trevisan Escola deNegócios, de São Paulo. "É errôneo pensar que o contador é um 'mal necessário'", completa.



A opinião é compartilhada por Amaury Liba, professor de Ciências Contábeis da Fundação Escola de ComércioÁlvares Penteado (Fecap), de São Paulo. "O contador pode ser uma espécie de consultor para todas as horas. Pode desde auxiliar no fechamento de um novo negócio até traduzir para o empreendedor alegislação e explicar quais são os benefícios reais de práticas como a adoção de participação nos lucros", exemplifica.



O ideal é que o empreendedor tenha noções da parte tributária e financeira daempresa, até para que possa cobrar do contador de maneira adequada. Além disso, ele é o responsável por garantir que, no dia a dia, a operação seja registrada de maneira correta. "A obrigação não é apenasa de recolher o tributo, mas também de emitir a nota fiscal. E esta última parte cabe à empresa", exemplifica Amaury.



Nada impede que seja o próprio contador quem passe para o empreendedoressas noções, mas o ideal seria que, antes de abrir a empresa, ele já soubesse o que é um negócio no seu todo. "A educação empreendedora no Brasil ainda é muito falha. As pessoas acabam aprendendo...
tracking img