Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6183 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CONTABILIDADE I

Manaus-AM
2009
CARLA GOMES DE LIMA
EDUARDO AUGUSTO RODRIGUES DE MATOS
ELLEN DAIANE BRASIL DO NASCIMENTO
GUSTAVO GEHLEN
KAROLINE COUTINHO DA SILVA
KAROLINE LIMA LINHARES

CONTABILIDADE I

Manaus-AM
2009
INTRODUÇÃO

O trabalho acadêmico propicia aoportunidade de desenvolver a atividade científica, através das pesquisas teóricas realizadas. Em que se torna um importante instrumento das entidades de ensino para avaliar o desempenho individual dos alunos.
Este trabalho de maneira clara, objetiva e coerente, procura expor sobre a História da Contabilidade, Evolução no mundo e no Brasil da Contabilidade, Escolas Doutrinas da Contabilidade eSimbologia da Contabilidade.
É relevante o estudo da evolução do pensamento contábil, tendo em vista que é necessário o conhecimento da história, para que se possa compreender de forma mais clara os desafios que a ciência tem pela frente e a possibilidade proporcionar mudanças.
O conhecimento da evolução do pensamento contábil possibilita aos contabilistas uma base sólida sobre sua históriae principalmente sobre os avanços, financeiros, sociais, econômicos e até mesmo os religiosos, ao longo do tempo além das idéias e métodos aplicados para o gerenciamento desses avanços, visando atender a informação contábil.

História da Contabilidade

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria História da Civilização. Esta presa às primeiras manifestações humanas danecessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. Com o surgimento das primeiras administraçõesparticulares surgiu necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume,requerendo registros.
A História da Contabilidade mereceu diversas divisões, de acordo com os diversos estudiosos; segundo o Prof. Federigo Melis, divide-se em quatro períodos distintos:
• 1º período: História Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.000 anos atrás até 1202 de nossa era.
• 2º período: História Média ou da Sistematização da Contabilidade, que vai de1202 até 1494.
• 3º período: História Moderna ou da Literatura da Contabilidade, que vai de 1494 a 1840.
• 4º período: História Contemporânea ou Científica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias.
A Historia Antiga refere-se aos estudos do registro dos fatos contábeis na Suméria, Egito, Elão etc., e termina com o aparecimento de Leonardo Fibonaci, o Pisano.
AHistória da Sistematização formou-se no período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, no século XIII, quando Luca Pacioli publica o seu famoso TRACTATUS, na Summa de Aritimatica. Segue-se a fase da literatura, com centenas de obras em todo o mundo, todas de teor prático, terminando quando Francesco Villa, em 1840, publicou a sua magistral obra que abriu o períodocientífico.
A época científica apresenta-nos outra faceta de grande interesse na História da Contabilidade - a fase da História das Doutrinas Contábeis, em sua forma de aparecer, evoluir, derivar ou extinguir.
Atualmente o progresso científico da Contabilidade é deveras extraordinário, continuando a sua história a possuir páginas brilhantes, escritas por valorosos mestres.

Primeira...
tracking img