Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução 
Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.
Ele foi um dos principais precursores do Iluminismo criou o binômio de Newton, e, fez ainda,outras descobertas importantes para a ciência.
Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a física. Além disso, escreveu também sobre química,alquimia , cronologia e teologia.
Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seuconhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo. 
Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu apósuma vida de grandes descobertas e realizações.

Isaac Newton escreveu estas três leis em 1687. Estas leis explicavam sobre vários comportamentos relativos ao movimento de objetos físicos.

Primeira Lei de Newton
“Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
Essa leitambém é chamada de princípio da inércia, ela determina que caso a resultante de forças sobre uma partícula seja nula, a velocidade do objeto será constante, ou seja, a partícula estará em equilíbrio. Se ela estiver em movimento, certamente estará em M.R.U. No entanto, se ela estiver em repouso permanecera em repouso.
Inércia é a medida da massa do corpo.

Exemplos:
1) Um objeto move-se em linhareta com velocidade constante, sob a ação de um sistema de forças. O movimento é horizontal, da esquerda para a direita. Para onde aponta a resultante das forças que atuam no objeto.
Resolução
Para iniciar a resolução deste exercício devemos lembrar do enunciado da primeira lei de Newton. Como sabemos, esta lei diz que um corpo em movimento em linha reta com velocidade constante está isento dequalquer forças desiguais, ou seja, todas as forças, nesta situação, se anulam, fazendo com que a resultante seja nula, portanto, uma resultante nula não aponta para lugar algum.

2) Um motorista de 100Kg e o seu filho de 40Kg encontram-se dentro de um carro que desenvolve 60Km/h. Diante de um obstáculo inesperado, ele é freiado bruscamente , lançando os dois contra o cinto de segurança.
a) Aforça que o cinto de segurança exerce sobre o motorista é maior, menor ou igual exercida sobre seu filho?
b) Então podemos estabelecer alguma relação entre a massa do corpo e sua inércia?
Resolução
a) A força exercida sobre o motorista foi maior, porque foi preciso exerce maior esforço para vencer sua inércia
b) Sim, quanto maior a massa do corpo maior o esforço necessário para vencer suainércia, portanto a maior inércia do corpo.

Segunda Lei de Newton
“A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida, e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.”
Essa lei também é chamada de princípio Fundamental da Dinâmica, ela determina que a aceleração a que um corpo ou ponto material adquire quando submetido à ação de uma força F é diretamenteproporcional à intensidade de força e inversamente proporcional à massa m do corpo.

Exemplos:
1) Dada a figura 

Determine:
                    a) a aceleração do conjunto; 
                    b) a força que o bloco A exerce sobre o bloco B.
 
Resolução
1.      Separe os blocos A e B.
2.      Represente as forças de ação e reação sobre os blocos na direção do movimento.
      3.  ...
tracking img