Lipideos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Introdução 4
DESENVOLVIMENTO 5
1. LIPIDOS 5
2. PRINCIPAIS CARATERISTICAS DOS LIPÍDEOS 5
3. FUNÇOES 6
4. CLASSIFICAÇAO 7
CONCLUSAO 9
BIBLIOGRAFIA 10





Introdução
Os organismos vivos são compostos por milhares de moléculas inorgânicas e orgânicas diferentes. Contêm cerca de 27 elementos químicos. O número real depende do tipo de célula e a espécie de organismo. Acima de99% da massa da maioria das células, são compostos por oito elementos denominados elementos principais. Os outros constituintes são elementos secundários. A grande maioria dos constituintes moleculares dos sistemas vivos contém carbonos ligados covalentemente a outros carbonos e a átomos de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Uma dessas biomoléculas são os lipídios.
Sabe-se que lipídiosdesempenham um papel muito mais importante no corpo do que se acreditava anteriormente. Era anteriormente conhecida que lipídios desempenharam o papel de armazenamento de energia ou formar as membranas de pilha. Pesquisadores descobriram que lipídios têm um papel biológico muito mais diversificado e generalizado no corpo em termos de sinalização intracelular ou regulação hormonal local etc.DESENVOLVIMENTO
1. LIPIDOS
CONCEITO
Cristiane Zoller “o grupo dos lipídios é composto pelas gorduras, óleos e ceras, além do colesterol, fosfolipídios e as lipoproteínas, eles apresentam algumas características em comum como: a insolubilidade em água, a solubilidade em solventes orgânicos e a capacidade de utilização pelos seres vivos”.
A mesma definição é corroborada por vários autores que definem oslipídeos como “um conjunto de substâncias químicas que, ao contrário das outras classes de compostos orgânicos, não são caracterizadas por algum grupo funcional comum, e sim pela sua alta solubilidade em solventes orgânicos e baixa solubilidade em água”.
De forma conclusiva, os Lipídios, lipídeos, lípides ou lípidos, também chamados de gorduras, podem ser definidos como biomoléculas orgânicas compostasprincipalmente por moléculas de hidrogênio (H), oxigênio (O), carbono (C) fisicamente caracterizadas por serem insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos, como o álcool, benzina, éter, clorofórmio e acetona.
Os lipídeos se encontram distribuídos em todos os tecidos, principalmente nas membranas celulares e nas células de gordura.
Os lipídeos podem ser obtidos de uma amostra biológicaatravés da técnica de extração; adicionando um solvente orgânico a uma solução aquosa da amostra. Com a evaporação do solvente orgânico obtém-se o lipídeo. É desta maneira que, em escala industrial, se obtém o óleo vegetal.

2. PRINCIPAIS CARATERISTICAS DOS LIPÍDEOS
Os lipídios são geralmente incolores, untuosos ao tato, pouco consistentes, apresentam densidade menor que a água, na qual sãoinsolúveis, porém emulsionáveis. São pouco solúveis em etanol a frio, mas solúveis a quente. São solúveis em sulfeto de carbono, clorofórmio, éter etílico, acetona, benzeno, gasolina e outros solventes orgânicos. Deixam no papel manchas gordurosas e translúcidas que não desaparecem com o calor. Não são destiláveis por aquecimento nem a baixa pressão e decompõem-se pelo aquecimento
A principalcaracterística dos lipídios, conforme postulado por Cristiane Zoller na página web (http://www.infoescola.com), é o seu papel fundamental como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos e, além disso, fornecendo energia.
1. As gorduras auxiliam na absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E, K),
2. Geram saciedade ao organismo e produzem hormônios.
3. Os lipídios contêmelementos importantes como pigmentos carotenoides e hormônios.
4. Retardar o tempo de esvaziamento gástrico e diminuir a motilidade intestinal (funcionamento do intestino), retardando o aparecimento da sensação de fome. Devido a isso quando consumimos algum alimento rico em gordura o tempo que permanecemos sem fome é bem maior em relação aos outros nutrientes.
Existem dois tipos de lipídios:...
tracking img