Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O Plano de Contas, como veremos a seguir, é um instrumento de grande importância no desenvolvimento do processo contábil de uma empresa, sendo que cada organização deve elaborar o seu plano, de acordo com seus interesses e a legislação vigente.
Neste trabalho encontram-se os conceitos básicos dos principais grupos e subgrupos que compõe um plano de contas, as contas as quaiscompreendem cada uma delas, além de apresentar em anexo um modelo de Elenco de Contas Comercial.

PLANO DE CONTAS COMERCIAL
Plano de Contas: É um conjunto de todas as contas previstas pelo setor de Contabilidade da empresa, objetivando a uniformização dos registros contábeis. O plano de contas é estruturado de forma ordenada e leva em consideração algumas características fundamentais, tais como:tamanho da empresa, ramo de atividade que a empresa opera, sistema contábil (equipamentos contábeis), interesses dos usuários etc.
* Ativo - É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade. As contas que compreendem este grupo são de natureza devedora e podem ser divididas em dois subgrupos.1) Ativo Circulante – Neste grupo são classificadas as contas que representam os valores numerários (dinheiro em caixa e em banco), os Bens destinados à venda ou a consumo próprio, e os Direitos cujos vencimentos ocorram durante o Exercício seguinte ao do Balanço em que as contas estiverem sendo classificadas. É composta por:
Disponível – São classificadas as contas que representam dinheiro emcaixa, em bancos e em aplicações que podem ser transformadas em dinheiro a qualquer momento. Este subgrupo é composto das seguintes contas:
* Caixa
* Bancos
* Aplicações Financeiras
Créditos – Representam os valores a receber de terceiros, oriundos de vendas a prazo e de outras operações. É composta por:
* Duplicatas a Receber
* Duplicatas Descontadas
* Provisão paraDevedores Duvidosos
* Títulos a Receber
* Imposto de Renda na Fonte a Compensar
Estoques – Compreendem os valores dos bens adquiridos, produzidos ou em processo de elaboração pela entidade com o objetivo de venda ou utilização própria no curso normal das atividades; contas que representam os estoques de bens destinados a venda ou consumo da empresa. Composto pelas seguintes contas:
*Mercadorias e Materiais de Escritório.
Obs.: Poderia haver destaques por produtos, por departamento, por filiais, etc.
Despesas do Exercício Seguinte – Contas que representam as Despesas do exercício seguinte, pagas no exercício atual, ou seja, as despesas pagas antecipadamente. Seus subgrupos são:
* Prêmios de Seguros a Vencer
* Juros a Vencer
* Encargos Financeiros a Apropriar
2)Ativo Não-Circulante – Este grupo é o oposto do Ativo Circulante. Enquanto no Ativo Circulante são classificadas contas que representam Bens e Direitos que estão em circulação constante na empresa, isto é, que giram em prazo inferior a 1 (um) ano, no Ativo Não-Circulante são classificadas contas representativas de Bens e Direitos com pequena ou nenhuma circulação. É composta por:
Ativo Realizável aLongo Prazo – São contas representativas de direitos, cujos vencimentos ocorram após o término do exercício social seguinte ao do balanço em que as contas estiverem sendo classificadas. Com exceção das disponibilidades, todos os demais subgrupos do Ativo Circulante poderão figurar aqui. É composta pelas seguintes contas:
* Contas a Receber
* Títulos a Receber
* Provisão paraDevedores duvidosos
* Empréstimos Compulsórios
* Aplicações em Incentivos Fiscais
* Empréstimos a Coligadas e etc
Investimentos – É composto pelas contas que representam as participações permanentes em sociedades coligadas ou controladas, bem como os direitos de qualquer natureza e não classificadas no ativo Circulante e que não se destinem a manutenção das atividades da empresa. Além das...
tracking img