Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]



















































ddasd


































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
.....................................................................................................................................4
CONCEITOS , OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADEESCRITURAÇÃO CONTABIL
CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS

2 MISSÃO DA EMPRESA / VISÃO EMPRESARIAL.................................................5

3 PROCESSO ADMINISTRATIVO / AMBIENTE DAS ORGANIZAÇÕES 5/6

4 PRINCIPAIS CALCULOS MATEMATICOS NA CONTABILIDADE 7

REFERÊNCIAS 8

CONCEITOS , OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADEESCRITURAÇÃO CONTABIL
CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
DEMOSTRAÇÕES CONTABEIS



A contabilidade é uma ciência que estuda o Patrimônio de uma Entidade , que leva a tomada de decisões ou uma visualização da situação de uma determinada entidade , e tem como objeto o patrimônio e seu objetivo e controlar o patrimônio , mensurar , registrar e analisar todo esse patrimônio. Para materializar issoexiste a Escrituração contábil , que nada mais é do registrar em livros as obrigações e direitos e deveres da entidade , através das partilhas dobradas credito e debito para os lançamentos contábeis, escriturando todo o patrimônio do mesmo.

Com base nessas informações fornecidas pela contabilidade de forma idônea ajuda a gestor empresarial a tomar decisões conforme a visual que lhe é passadaatravés da escrituração contábil , tendo base tanto para novos investimentos , ou dependendo do caso fazer alguns cortes em áreas bem definidas conforme as demonstrações contábeis elaborada pelo contador, ou seja , ele é o suporte para tomada de decisões do gestor.

Algumas formas dessas demonstrações são o balanço patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício. O balanço permite visualizar osbens. direitos e obrigações. Bens e direitos chamamos de Ativo , que fica sempre do lado esquerdo das demonstrações , quando ele aumenta sempre debitamos e quando diminui creditamos , e as obrigações , chamado de Passivo que fica sempre do lado esquerdo , e por fim o Patrimônio Liquido que seria o resultado do ativo – passivo, Temos também uma outra demonstração que confronta Receitas , tudoaquilo que a entidade tem através de vendas ou prestação de serviços e Despesas que são gastos feitos para se conseguir alguma receita posteriormente . essa é a Demonstração Resultado do Exercício.

As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade (empresa) em um determinadoperíodo. Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão


A norma internacional de contabilidade IAS 1 define as demonstrações financeiras como uma representação estruturada da posição financeira e do desempenho financeiro de uma determinada entidade.


Conforme Art. 176 da Lei – 6404/76 asDemonstrações Contábeis serão:


§ 1º As demonstrações de cada exercício serão publicadas com a indicação dos valores correspondentes das demonstrações do exercício anterior.


§ 2º Nas demonstrações, as contas semelhantes poderão ser agrupadas; os pequenos saldos poderão ser agregados, desde que indicada a sua natureza e nãoultrapassem 0,1 (um décimo) do valor do respectivo grupo de contas; mas évedada utilização de designações genéricas, como diversas contas” ou “contas – correntes”.


§3º As demonstrações financeiras registrarão a destinação dos lucros segundo a proposta dos órgãos da administração, no pressuposto de sua aprovação pela assembleia geral.


§4º As demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis...
tracking img