Conflitos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos dias de hoje, perceber alguma espécie de conflito social não é tarefa das mais difíceis, uma vez que nossa historia permite compreender alguns destes inúmeros fatos.
Entretanto, um destes casosmerece maior atenção. Caso este que perturba a todos os cidadãos de bem, o racismo.
O racismo que na realidade deveria ser um delito visto de forma incompreensível, afinal, somos todos iguais, nãoexiste qualquer distinção física, psicológica ou cromossômica entre negros e brancos que justifique atos desrespeitosos, discriminatórios ou de violência para com outro ser humano.
A segregação racialtem cunho histórico não só na sociedade brasileira, infelizmente este é um problema global que tem assolado a humanidade não é de hoje, afinal, casos de xenofobia estão registrados em todos osperíodos históricos da humanidade.
Porém, o racismo não se prede apenas a um segmento social. Ele está presente em todas as camadas da pirâmide social brasileira. Não são apenas os negros que vivem emcomunidade carente que sofrem com o racismo, existem casos nos meios de comunicação e entretenimento, nas áreas de medicina, jurídica, produção, enfim, infelizmente está lista é extensa.
É fato que noBrasil o carro chefe que acarretou o cenário atual de racismo tenha sido a escravidão.
É importante ressaltar que o Brasil foi um dos últimos países a dar liberdade a seus escravos, portanto, é um fatohistórico recente. E a abolição da escravatura é um dos fatos que deram uma propulsão muito grande neste problema.
Uma vez que assim que libertos, os negros não tinham casa, dinheiro e nenhum meio depromover o sustento de suas famílias e acabavam se oferecendo para trabalhar de graça em troca de abrigo e alimento e, portanto mantendo total dependência de seus antigos “proprietários”.
Todavia,assim que libertos os negros tiveram que já lutar contra o preconceito dos proprietários de terra, uma vez que , teoricamente os coronéis teriam que pagar pelo trabalho de seus antigos escravos eles...
tracking img