Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ADMINISTRAÇÃO MODERNA E SUAS VARIÁVEIS

Paulo Cesar dos Santos
Professor Ivanilson Amorim Carneiro
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0045)
06/06/2012

RESUMO

As cinco variáveis da administração moderna: Estrutura, Pessoas, Ambiente, Organização e Tecnologia, devem ser bem utilizadas pelas organizações como ferramenta base para umdesenvolvimento real e perene. Com o crescimento e desenvolvimento das empresas, no início do século XX surge também a Teoria Geral da Administração que remodela a administração e a define como ciência técnica e arte, indicando às organizações estratégias para uma boa gestão. È dentro dessa remodelagem que se torna de suma importância a observância das cinco variáveis da Teoria Geral daAdministração.

Palavra – Chave; Administração, Organização, desenvolvimento, gestão de pessoas

1 INTRODUÇÃO

Toda organização ou qualquer empreendimento requer um gerenciamento, que chamamos de administração. Administrar é gerir o negócio com o objetivo de alcançar os resultados esperados por todos os investidores do empreendimento.
Uma boa administração deve ser exercida de forma ética eresponsável, tendo sempre a idéia de que estamos gerindo , na verdade pessoas e não coisas, e isso requer um bom planejamento, objetivos claros e bem definidos, projetos ousados, delegação e bastante conhecimento do assunto.
A ciência da administração nasceu a partir da revolução industrial com a necessidade de buscar soluções para os problemas que apareceram com a industrialização e hoje é indispensávelpara nossa vida pessoal e organizacional.

1.1 ESTRUTURAS: A BUROCRACIA NA VISÃO DE FAIOL E WEBEL

A burocracia foi trazida das obras de MAX WEBER, preocupado com os aspectos internos e formalidades de um sistema fechado, na divisão do trabalho, no poder da autoridade, na imposição de regras e disciplina. Buscando um caráter racional, legal, impessoal e formal para a máxima eficiência.Com essa teoria inicia-se a crítica da organização burocrática.
A teoria clássica trazia a idéia de um regime rígido, que apenas buscava solucionar problemas e propõe os métodos utilizados para uma organização valia para todas as outras. Aliás a idéia de organização nasce a partir da integração entre as abordagens clássica e humanista.

1.2 PESSOAS: UMA NOVA ABORDAGEM A PARTIR DAS RELAÇÕESHUMANAS

A Teoria das Relações Humanas efetivamente surgiu com a Experiência de Hawthorne, desligando totalmente a preocupação anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, para virá-la para a preocupação com as pessoas. Com as conclusões iniciais tomadas a partir da Experiência de Hawthorne, novas variáveis são acrescentadas ao já enriquecido dicionário da administração: a integraçãosocial e comportamento social dos empregados; as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não materiais; o estudo de grupos informais e da chamada organização formal; o despertar para as relações humanas dentro das organizações; a ênfase nos aspectos emocionais e não racionais do comportamento das pessoas; a importância do conteúdo dos cargos etarefas para as pessoas.
Nessa teoria a maior preocupação era o comportamento humano e o relacionamento informal e social dos participantes dos grupos sociais que determinam o comportamento individual. O que era válido para uma organização humana não era necessariamente válido para as demais.
A teoria das relações humanas estuda a influencia do comportamento das pessoas nas suas motivações. Acompreensão da motivação e do comportamento humano exige o conhecimento das necessidades humanas fundamentais. Chamamos de necessidades as causas que as vezes fogem ao próprio entendimento e controle do homem. São forças conscientes ou inconscientes que levam o indivíduo a um determinado comportamento. A motivação é a força da pessoa e disposição de seguir em direção aos objetivos que podem...
tracking img