Patttt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I.6 – Patologias das alvenarias

I.6.1 – Origem e formas de manifestação

Inúmeros factores intervêm na resistência final de uma alvenaria a esforços axiais de compressão, tais como:

• Resistência mecânica dos componentes de alvenaria e da argamassa de assentamento;

• Módulos de deformação (longitudinal e transversal) dos componentes da alvenaria e da argamassa;

• Dimensões erugosidade superficial dos componentes de alvenaria;

• Poder de aderência da argamassa;

• Dimensões da parede.

Diversos estudos já foram efectuados em várias partes do mundo, procurando-se correlacionar a resistência final de uma alvenaria com todos os factores mencionados, tendo-se tirado desses estudos algumas conclusões importantes) [1, 3, 6, 10, 12]:

• A resistência da alvenaria éinversamente proporcional a quantidade de juntas de assentamento;

• Componentes assentes com juntas travadas, produzem alvenarias com resistência significativamente superior àquelas, onde os componentes são assentes com juntas verticais aprumadas

Identificação e Tratamento de Patologias em Edifícios

• A resistência da parede não varia linearmente com a resistência do componente de alvenaria, nemcom a resistência da argamassa de assentamento

• De forma geral, as fissuras em alvenarias carregadas axialmente começam a surgir muito antes de serem atingidas as cargas limite de ruptura.

• As fissuras que se manifestam nas alvenarias, decorrentes de sobrecarregamentos, são geralmente verticais originando-se da deformação transversal da argamassa de assentamento e dos próprios componentesde alvenaria. Em casos muitos específicos, contudo, podem aparecer fissuras horizontais em ocorrência do esmagamento da argamassa de assentamento (caso bastante raro) ou em ocorrência da ruptura dos próprios componentes de alvenaria (tijolos maciços com pequena resistência a compressão ou blocos vazados horizontalmente, com paredes muitos delgadas.

Um factor de primordial importância nofissuramento de alvenarias é a presença de aberturas de portas e janelas, em cujos vértices ocorrem acentuadas concentrações de tensões. Na prática, procura-se combater essa concentração de tensões através da construção de vergas sobre as aberturas, esquecendo-se na maioria das vezes que também na região dos vértices inferiores das janelas a concentração de tensões é bastante significativa.



Fig.10 - Fissuração típica de alvenaria devida a excessiva sobrecarga [10]

As fissuras nos contornos dos vãos, podem assumir diversas configurações em função da influência dos seguintes factores:

• Dimensões do painel de alvenaria;

• Anisotropia dos materiais constituintes;

Identificação e Tratamento de Patologias em Edifícios

• Dimensões da abertura e localização da mesma na parede.Fig.1 - Padieira para porta maior que a necessária, resultando futuramente na fissuração ao longo da padieira inicial



Fig. 12 - Fissuração de alvenaria no contorno de vão de janela devido à concentração de tensões [10].



Fig. 13 - Solução para o caso da fig. 12 [10]

A actuação de cargas concentradas nas alvenarias, sem o emprego de dispositivos adequados para redistribuição dastensões, pode provocar o esmagamento localizado ou a manifestação de fissuras inclinadas a partir do ponto de aplicação da carga (caso típico de asnas ou vigas apoiadas directamente sobre a alvenaria ou sobre coxins excessivamente curtos) fig. 14 e 15.

Identificação e Tratamento de Patologias em Edifícios



Fig. 14 - Fissuração de paredes de alvenaria devida a apoio transversal de uma viga[10]

Um último caso que se pode ainda citar, embora não muito frequente, é a manifestação de fissuras horizontais em alvenarias portantes da ocorrência da actuação de cargas verticais excêntricas ou cargas horizontais. Em função da intensidade dessas cargas podem surgir fissuras de tracção numa das faces da parede, já que a mesma é solicitada à flexão – compressão [3, 10, 12].



Fig, 15...
tracking img