Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO AMBINETAL E A COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL: DIFERENCIAL PARA A NOVA ORDEM PRODUTIVA E DO MERCADO

Andesson Amaro Cavalcanti (UFRN) decatelo@yahoo.com.br
Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira (UFRN)

RESUMO: A presente pesquisa visa à discussão acerca do uso dos Sistemas de Gestão Ambiental como fonte de maximização do desempenho produtivo e do aumento dos ganhos financeiros. Para tal,faz-se o uso de fontes bibliográficas, documentais e explanações práticas concebidas nas fontes pesquisadas, sobre a importância da Gestão Ambiental para o posicionamento estratégico empresarial frente às forças do mercado, consumidores e instituições competentes de regulamentação e normalização. O Sistema de Gestão Ambiental se originou com o desenvolvimento dos sistemas de qualidade; sua definiçãoé proposta como a parte de um sistema de gestão de uma organização que a utiliza para o desenvolvimento e a implementação da sua política ambiental e para o gerenciamento dos seus aspectos ambientais. No Brasil, o Sistema de Gestão Ambiental teve sua origem um pouco antes da implementação oficial da série de normas ISO 14000. Com a abertura comercial brasileira implementada na década de 90, aquestão ambiental começou a fazer parte da gestão empresarial das corporações brasileiras e nacionalizadas, em função do aumento da concorrência internacional e da instalação de empresas internacionais competitivas no cenário nacional.

Palavras-Chaves: Gestão Ambiental. Competitividade Empresarial. ISO 14000. Produtividade. Sociedade e Instituições.

As organizações devem adaptar-se acircunstâncias específicas, mas sempre de forma planejada. Tal planejamento é bastante facilitado por alguns instrumentos que por regulamentação ou auto-regulamentação devem ser considerados por todas as instituições que almejam um desenvolvimento sustentável. Esses instrumentos permitem também o aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo, de modo a facilitar a adaptação de toda a organização ea sustentabilidade de suas atividades.
O ambiente externo aponta para o aumento da consciência ecológica dos consumidores que exigem organizações como instituições criadas para desempenhar determinadas funções junto à sociedade. Para esse grupo de consumidores a legitimidade organizacional depende do cumprimento correto de suas atividades.
Dentro desse contexto, a preservação do meio ambientevem ganhando um espaço crescente. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade acaba por envolver também o setor empresarial que vislumbra, no aumento dessa consciência, uma oportunidade de consolidar suas marcas, ampliar seu portifólio de produtos e serviços, aumentar a legitimidade organizacional e outras vantagens, por meio da Gestão Ambiental.OBJETIVOS

Este artigo busca evidenciar a importância da Gestão Ambiental como ferramentas de auxílio na estratégia competitiva. Estratégia competitiva essa que se vale da certificação como uso apropriado de suas ferramentas de gestão execução dos seus processos produtivos ao seu auxílio estratégico nas políticas de marketing da empresa.
A discussão proposta neste trabalho vai mais além do que asimples idéia do uso da Gestão Ambiental como meio de disseminação em novos mercados, através da imagem politicamente correta passada pela corporação em questão. Os Sistemas de Gestão Ambiental visam à maximização do desempenho produtivo e do aumento dos ganhos financeiros. Logo, a presente discussão alinha-se com o perfil de sobrevivência ideal que a organização deve alinhavar.
Então, conforme afundamentação teórica proposta nesta pesquisa, a Gestão Ambiental Empresarial está contida no hall de ferramentas ideais para que a organização se torne competitivamente correta, convergindo com a nova leva de consumidores cada vez mais exigentes, quanto à qualidade ambiental e social de seus produtos, e com o posicionamento estratégico da empresa junto a órgãos competentes e instituições...
tracking img