Desafio completo empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE TAGUATINGA
FACNET

Tecnologia em Gestão de

Recursos Humanos

DESAFIO 1 ETAPA 1 e 2 DA APRENDIZAGEM:

EMPREENDEDORISMO

1º Semestre

Maio/2011

Empreendedor de Sucesso: Eike Batista
Perfil: Empreendedor Serial

Hoje Eike Batista é 3 homem mais rico do Brasil .Um homem que pensa grande, assume riscos e não se conforma com negativas.O Empreendedor serial é aquele apaixonado não apenas pelas empresas que cria, mas principalmente pelo ato de empreender. É uma pessoa que não se contenta em criar um negócio e ficar à frente dele até que se torne uma grande corporação. Como geralmente é uma pessoa dinâmica, prefere os desafios e a adrenalina envolvidos na criação de algo novo a assumir uma postura de executivo que lideragrandes equipes. Normalmente está atento a tudo o que ocorre ao seu redor e adora conversar com as pessoas, participar de eventos, associações, fazer networking. Geralmente tem uma habilidade incrível de montar equipes, motivar o time, captar recursos para o início do negócio e colocar a empresa em funcionamento. Sua habilidade maior é acreditar nas oportunidades e não descansar enquanto não asvir implementadas. Ao concluir um desafio, precisa de outros para se manter motivado. As vezes se envolve em vários negócios ao mesmo tempo e não é incomum ter várias histórias de fracasso. Mas estas servem de estímulo para a superação do próximo desafio.

Eike Fuhrken Batista é um magnata e empresário brasileiro que atua em várias áreas, com destaque para os setores de mineração e depetróleo. É conhecido por sua ousadia nos negócios, a ponto de ser considerado às vezes um "aventureiro". Detentor de um patrimônio avaliado em 30 bilhões de dólares, foi listado em 2011 pela Revista Forbes como a 8ª pessoa mais rica do mundo, sendo o primeiro colocado dentre todos os sul-americanos e lusófonos. A personalidade de Eike desperta várias percepções entre executivos e especialistas, taiscomo aventureiro, agressivo, brilhante, ousado, exibicionista, megalomaníaco e visionário. Eike estudou 3 anos engenharia na Universidade de Aachen, na Alemanha mas acabou por desistir do curso por o considerar muito monótono. Ainda na universidade, Eike começou vendendo seguros de porta em porta na cidade de Aachen. Depois, mostrando já sua visão empreendedora, ele montou uma espécie de trading, aonegociar produtos estrangeiros com comerciantes da Europa e da África. Iniciou os negócios intermediando a venda de diamantes, quando identificou vendedores na selva amazônica e apresentou-os a empresários europeus. Associou-se a um conhecido garimpeiro de Alta Floresta, conhecido como "Ditão", que permitiu que ele transitasse livremente pelos garimpos da região em troca de obter compradorespara o ouro. Reconhecendo o bom investimento, Eike acabou comprando a mina, o que lhe rendeu um patrimônio de 6 milhões de dólares aos 25 anos.Para tanto, teria pedido, aos 22 anos, logo após sair da universidade, um empréstimo de 500 mil dólares a dois joalheiros judeus, obtendo 6 milhões de dólares em apenas um ano, conforme relato de um dos diretores da EBX.
No início dos anos 90, quandopossuía uma considerável quantidade de minas, a mineradora canadense Treasure Valley interessou-se pelo negócio, dando a Eike uma participação de 11% da empresa em troca das minas no Brasil. Eike tornou-se o principal acionista e presidente da empresa e o nome foi trocado para TVX. Entre 1991 e 1996, o valor da empresa mais que triplicou, mas os negócios na Grécia causaram redução considerável doslucros e Eike acabou renunciando ao comando da empresa em 2001, que acabou sendo comprada pela Kinross Gold Corp. em junho de 2002 por 875 milhões de dólares canadenses. Eike teria deixado a empresa com mais de um bilhão de dólares.
A partir daí, começou a criar novas empresas, ficando famoso no mundo empresarial pela inclinação para assumir riscos. Tornou-se inevitável no mercado a...
tracking img